É um distúrbio motor da fala, caracterizado pela dificuldade de programação e planejamento das seqüências dos movimentos motores da fala, resultando em erros de produção dos sons (Hall, 2007).
Entre 10 a 12 meses, observamos o aparecimento dos gestos com significado, como dar tchau, esticar os braços quando quer o colo ou apontar para algo que deseja. Ao redor de 13 a 15 meses, a criança ainda pode não proferir palavras, mas ela já brinca de falar.
Isso pode ser aplicado em uma simples tarefa do dia a dia, como arrumar os próprios brinquedos ou colocar a roupa suja no cesto. São pequenas atividades como essas que vão estimular a autonomia do bebê. Nessa idade a necessidade de sono diária reduz e seu filho pode não fazer mais o sono da manhã.
Ele vai começar a se fazer entender, ainda que seja na língua dele, que só a mamãe entende, mas as palavras mais fáceis vão sair. Quando ele aprende novas palavras, pode ficar repetindo muitas vezes, o que pode ser engraçado e render histórias no futuro.
Brincadeiras para crianças de 1 ano e meio
Dançar com o bebê A dança é muito mais que uma atividade física. Além de gastar energia, ela pode estimular as habilidades sociais e de imitação da criança. Para isso, coloque uma música que seu filho goste e dancem! Incentive-o a imitar você fazendo gestos simples.
A criança percebe a importância da fala e o enorme poder que representa o fato de ser capaz de expressar suas necessidades. O vocabulário pode incluir até 200 palavras, muitas delas nomes. Entre 1 ano e meio e 1 ano e 8 meses, as crianças aprendem uma média de dez ou mais palavras por dia.
Confira como estimular o bebê a falar:
Linguagem e aprendizagem Pode falar suficientemente bem para ser entendido. Penteia-se sozinho e tenta escovar os dentes. Começa a adquirir o controlo voluntário dos esfíncteres. Bebe de um copo e usa a colher com habilidade.
O bebê com 18 meses não para quieto e está sempre em busca de brincadeira e por isso não deve ser deixado sozinho porque são espertos e podem abrir gavetas para subir, escalar e chegar ao brinquedo que deseja, podendo ser perigoso.
18 meses possui 1,5 anos ou 1 ano e 6 meses. Sabemos que existem muitas unidades de medida de tempo, como por exemplo a hora, o dia, o mês, o ano, o século.