O fichamento é um registro feito em fichas, onde se pode simplesmente reunir citações ou incluir tópicos e expor uma análise crítica de determinado texto. No fichamento se resume as ideias principais de um conteúdo - que pode ser um livro, ou parte dele, um artigo de revista e uma reportagem jornalística, por exemplo.
Você pode recorrer a um dicionário para compreender o que é um fichamento, mas ele é bem simples. Como sugere o nome, fichamento é dispor algum conteúdo em fichas. No caso, criar anotações sobre textos ou livros em uma ficha, a fim de organizar informações sobre a obra.
3 - Cada redação deve ocupar “no mínimo” quatro páginas. Caso a redação entregue tenha menos que quatro páginas, serão descontados 2,0 pontos da nota final do trabalho. 4 – A redação deve obedecer às mesmas regras do fichamento.
Fichamento Crítico (de comentário ou analítico) É neste tipo de ficha que o estudante/pesquisador vai além de descrever o conteúdo da obra lida, ele interpreta, incluindo uma crítica pessoal às ideias expressas pelo autor da obra.
O título atribuído à resenha deve estar centralizado, em negrito, tamanho 12, com letras maiúsculas e não deve ultrapassar duas linhas; no caso de subtítulo, observar letras maiúsculas e minúsculas. Não se coloca ponto final em títulos.
O primeiro passo da estrutura de uma boa resenha é sinalizar os dados bibliográficos como autor, título, data do lançamento. Aqui você deverá apresentar a obra de forma sucinta e mencionar a divisão do objeto estudado (capítulos, obras, sessões).
Resenha de filme: como fazer (com exemplos)
A resenha é um texto onde vamos falar sobre alguma coisa, um livro, um filme, um documentário, enfim, infinitas coisas. Sendo assim devemos resumir com a nossa opinião sobre o que achamos daquilo. Uma citação é algo que não é seu, mas sim, é possível colocar e comentar sobre aquela citação, concordando ou discordando.
Citação Direta
Citação direta Neste caso, nós abrimos aspas, inserimos o conteúdo e fechamos as aspas, informando o seu nome, profissão e um possível contexto. Geralmente, o nome do autor é escrito antes da citação direta, para que fique claro que se trata da frase de uma outra pessoa, devidamente sinalizada pelo texto.