O Sol é a estrela mais próxima da Terra, dista aproximadamente 150 milhões de quilômetros de nós, e é responsável por manter todo o Sistema Solar em sua interação gravitacional: oito planetas e os demais corpos celestes que o compõem, como planetas anões, asteroides e cometas.
Os movimentos realizados pelo planeta Terra são a Rotação e a Translação. ... A rotação junto da translação em função ao eixo da terra em relação ao sol também causam as quatro estações, que afetam diretamente a nossa vida, causando frio, calor, variações climáticas e influenciando na produção agrícola.
Podemos afirmar que os movimentos da Terra são fatores decisivos para a permanência e perpetuação das espécies vegetais sobre o planeta. ... Isto faz com que o ciclo das plantas, que leva em conta fatores como a fotossíntese, possa ser regulado.
O afélio marca o máximo afastamento da Terra em relação ao Sol, quando a separação entre os dias astros atinge uma distância da ordem de 152 milhões de quilômetros. Já o periélio, marca a máxima aproximação entre o Sol e a Terra, a uma distância em torno de 149 milhões de quilômetros.
Solstício e equinócio são fenômenos astronômicos que marcam o início das estações do ano e estão relacionados à posição do Sol e à inclinação da Terra. Solstício e equinócio marcam o início das estações do ano e estão relacionados à incidência dos raios solares e à inclinação da Terra.
A distância entre a Terra e o Sol no periélio é de aproximadamente 147,1 milhões de quilômetros. ... Isto ocorre uma vez por ano, por volta de catorze dias após o solstício de dezembro, próximo do dia 4 de janeiro.
A 4 de Julho, a Terra estará no ponto mais afastado do Sol durante todo o ano. Atinge o afélio, o ponto de órbita mais afastado do Sol. Nesse dia, a distância da Terra ao Sol atingirá um máximo de cerca de quilómetros. Este ponto, chamado "afélio", é tocado todos os anos no início de Julho.
As órbitas de todos os planetas são sempre elípticas, tendo sempre um ponto mais afastado (afélio) e um ponto mais próximo (periélio). ... Quando um astro se encontra no afélio, ele tem a menor velocidade de translação de toda a sua órbita. O planeta Terra passa no afélio por volta do dia 4 de Julho de cada ano.
Apesar de algumas publicações científicas mencionarem uma diferença de 7.