Para dor de estômago e vertigem Meça dois dedos abaixo da base da mão, fica um pouco abaixo do pulso, pressione esse ponto por 5 minutos. Depois, relaxe por um minuto e faça na mão esquerda. Repita esse processo quantas vezes sentir necessidade até sentir alívio dos sintomas.
1• Massagem A massagem pode ser útil para ambos os casos: azia e má digestão. Se o caso é de comida que não “desceu” direito, bata suavemente, com a mão em formato de concha, na região que vai do começo do estômago até um palmo abaixo do umbigo. Você pode, também, fazer esses movimentos nas costas, na mesma altura.
Esse método pode ser utilizado para o alívio das dores de cabeça. Entenda como: para aliviar as dores deve ser feito um estímulo do ponto L14, conhecido também como Hoku – este ponto está localizado no arco entre o dedo indicador e o polegar.
Uma boa massagem para dor de cabeça consiste em pressionar levemente com movimentos circulares alguns pontos estratégicos da cabeça, como as têmporas, a nuca e o topo da cabeça.
Melhores chás para Dor de Cabeça
Para quem tem dores de cabeça, a cafeína pode agir contra esse problema. Ela tem características analgésicas, e pode contribuir para o alívio da enxaqueca, exercendo uma função de vasoconstrição do sistema vascular cerebral.
A indicação do fisioterapeuta são os travesseiros de espuma viscoelástica, também conhecidos como da Nasa. "É uma espuma de última geração e ela se adapta ao contorno do pescoço e à temperatura.
Na análise dos dados, os pesquisadores não encontraram associação entre a exposição de chocolate e o desencadeamento de crise de enxaqueca. O professor ressalta que os pesquisadores concluíram, portanto, “que a ingestão de chocolate não deve ser fator comumente associado ao desencadeamento de crise de enxaqueca”.
A digestão dessa substância leva à produção de um outro derivado, o óxido nítrico. Para a maioria das pessoas, óxido nítrico ajuda na saúde cardiovascular, dilatando os vasos sanguíneos e melhorando a circulação. O problema é que esse aumento de fluxo do sangue aumenta o risco da enxaqueca aparecer.
“O chocolate contém substâncias de diversas classes (feniletilamina, teobromina, cafeína e catequina, por exemplo) que interferem diretamente no cérebro e podem desencadear mudanças de fluxo sanguíneo e na liberação de neurotransmissores, possibilitando a indução de uma crise de dor.
Alimentos que auxiliam no controle da crise de enxaqueca:
Também há crises que não são desencadeadas por nenhum gatilho. Nem sempre. Certas frutas, como as cítricas (laranja, limão, abacaxi) e a banana (principalmente a banana d'água), têm substâncias que desencadeiam crises de enxaqueca em algumas pessoas.
Gases produzidos pelo consumo de chocolate podem gerar desconforto. O excesso de gases gerado por alimentos como o chocolate resulta em um acúmulo no intestino que tende a trazer desconforto, dor e inchaço abdominais.
Evite consumir alimentos que tenham cafeína, a exemplo de café, chocolates, doces e refrigerantes.
Isso porque o cérebro de uma pessoa com enxaqueca apresenta uma maior sensibilidade a estímulos, e como a cafeína é um grande estimulante do sistema nervoso central, passa a ser um gatilho em potencial para as crises de enxaqueca. Desta forma, se você sofre de enxaqueca, é muito importante ponderar o consumo de café.
Café contém cafeína e outros estimulantes do sistema nervoso, e deveria ser evitado por quem já tem um sistema nervoso hiperativo, como é o caso de doenças como enxaqueca, ansiedade e pânico.
3 - Tome analgésico Dor de cabeça latejante, às vezes com duração de dias, é um sintoma da retirada da cafeína. O uso temporário de analgésicos pode aliviar o seu sofrimento. Mas fique longe de aspirina e ibuprofeno, porque podem agravar o refluxo. Prefira paracetamol, desde que não tenha problemas no fígado.