O principal risco da perda do esmalte dentário é o aparecimento de cáries. Seja pela ingestão de açúcar ou de alimentos ácidos, o contato desses componentes com as bactérias da boca conseguem dissolver o esmalte. Devido à erosão desse tecido, o dente perde a sua estrutura de proteção.
Mas, para suprir essa carência é possível recorrer à alimentação. “Diariamente, 400mg de cálcio saem da corrente sanguínea e são depositados nos ossos através de trocas metabólicas”, diz. É preciso que o paciente mantenha os níveis de absorção por meio do consumo de alimentos compostos por cálcio.
Falta de cálcio pode trazer sérias consequências Apesar de não causar nenhum sintoma específico na fase inicial, a falta de cálcio no organismo pode provocar a debilidade dos ossos, problemas nos dentes e até mesmo palpitações cardíacas à medida que a condição se agrava, segundo Djalma.
Sintomas
Finalidade: Medir a quantidade de íon cálcio do sangue. É útil no estudo do equilíbrio ácido básico, no diagnóstico dos transtornos da coagulação, nas patologias dos ossos, transtornos endócrinos, em arritmias e em doenças que produzem acometimentos musculares. Resultados: Valores normais: Adultos 8.