Estratificação social é um conceito sociológico utilizado para classificar os indivíduos ou grupos a partir da análise das condições socioeconômicas. A estratificação social serve também como base para entender a configuração da sociedade em hierarquias e na formação das desigualdades sociais.
Estratificação social pode ser conceituada como desigualdades estruturadas entre diferentes agrupamentos de pessoas. A estratificação social e as desigualdades decorrentes são produzidas historicamente, ou seja, são geradas por situações específicas de cada sociedade.
A Sociedade Estratificada recebe esse nome, posto que está dividida em estratos sociais (camadas sociais), ou seja, diferente de uma estrutura homogênea, a estratificação social desenvolve-se numa sociedade hierarquizada, pautada na complexidade e/ou especialização do trabalho, compartilhada por laços sociais mais ...
Estratificação social, no mundo da sociologia, é um conceito que envolve a "classificação das pessoas em grupos com base em condições socioeconômicas comuns; um conjunto relacional das desigualdades com as dimensões econômicas, social, política e antropológica". ... Envolve não só a desigualdade, mas também crença.
A estratificação, no entanto, não é característica exclusiva de nossa era contemporânea. A desigualdade foi vista em diferentes épocas da história humana e segue padrões de organização diferentes a depender do período e das convenções sociais.
São três os principais tipo de estratificação social: Estratificação econômica: baseada na posse de bens materiais, fazendo com que haja pessoas ricas, pobres e em situação intermediária; Estratificação política: baseada na situação de mando na sociedade (grupos que têm e grupos que não têm poder);
O sistema de castas indiano ou hindu é caracterizado pela hereditariedade e estratificação. A divisão em castas hereditárias e surgiu com a religião Hindu, mas foi abolida pelo governo indiano em 1947, quando este conquistou a independência. ... Desta maneira, estão proibidos os casamentos de pessoas de castas diferentes.
A Sociedade Estamental ou de Estados representa a estrutura social típica do sistema feudal medieval, dividida nos estamentos (grupos sociais), onde quase não existe mobilidade social, ou seja, a posição do indivíduo na sociedade dependerá de sua origem familiar, por exemplo: nasceu servo, morrerá servo.
Sociedade Estamental é uma forma de organização social na qual a sociedade não é dividida em grupos sociais separados uns dos outros por privilégios, sendo a estratificação social garantida pelo proprio Estado.
Geralmente, a sociedade estamental é contraposta a um outro modelo de organização social: a sociedade de classes. Esse último caso descreve um sistema capitalista em que há mobilidade social. ... Enquanto isso, o sistema estamental impede essa mobilidade, uma vez que está no contexto do feudalismo.
Em uma sociedade estratificada, os grupos que, historicamente, sempre estiveram em posições de poder, se mantém nesses lugares. E assim acumulam capital financeiro, econômico, político e, muitas vezes, cultural.
A Sociedade Estratificada recebe esse nome, posto que está dividida em estratos sociais (camadas sociais), ou seja, diferente de uma estrutura homogênea, a estratificação social desenvolve-se numa sociedade hierarquizada, pautada na complexidade e/ou especialização do trabalho, compartilhada por laços sociais mais ...
As castas são sistemas tradicionais, hereditários ou sociais de estratificação, ao abrigo da lei ou da prática comum, com base em classificações tais como a raça, a cultura, a ocupação profissional, etc. Varna, a designação sânscrita original para "casta", significa "cor".
A divisão da sociedade em castas é determinada a partir da hereditariedade. As castas se definem de acordo com a posição social que determinadas famílias hindus ocupam. Fator que estabelece um tipo de “hierarquia” social marcada por privilégios e deveres.
O sistema de castas divide os hindus em quatro categorias principais: Brahmins, Kshatriyas, Vaishyas e Shudras. Muitos acreditam que os grupos se originaram de Brahma, o deus hindu da criação.
Segundo algumas pesquisas, o regime de castas vigora há mais de 2600 anos na Índia e tem origem no processo de ocupação dessa região.
A referência mais antiga ao sistema de castas está num hino do RigVeda sobre o sacrifício do deus Purusha, de cujo corpo teriam se originado as castas nas quais ainda se divide a sociedade indiana. De sua boca, nasceram os brahmins. De seus braços, vieram os kshatriyas. De suas pernas, surgiram os vaishyas.
Resposta: A divisão da sociedade indiana em castas surgiu da turbulência social e das invasões do subcontinente logo após o declínio de Harappa, uma das cidades da antiga civilização harapeana – também chamada de civilização do Vale do Indo.
O sistema de castas estabelece que uma determinada classe social é inferior a outra e assim acaba por gerar preconceitos sobre as pessoas, também evitando que essas classes que sofrem preconceitos possam alcançar uma melhor condição econômica e social, fazendo com o que a pobreza dessas classes se mantenham durante a ...
A principal religião da Índia interfere diretamente na estruturação social, uma vez que o hinduísmo divide a sociedade em castas. A divisão da sociedade em castas é determinada a partir da hereditariedade.
Dalit ou intocável é um termo usado inicialmente pelos ingleses para designar as pessoas que, dentro do costumes hindus baseados nas leis de Manu, foram expulsas de sua casta. Isto é, pessoas que cometeram algum delito grave, como roubo, estupro, assassinato… ... Filhos e netos de dalits também são dalits.