Os fundamentos pedagógicos da BNCC definem três grupos de competências gerais que devem estar no ambiente educacional: pessoais/sociais, cognitivas e comunicativas. Diante disso, é importante destacarmos a inteligência emocional como ponto de partida para as competências pessoais e sociais.
A BNCc é orientada pelos princípios éticos, políticos e estéticos de acordo com as Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Básica, e une-se aos propósitos direcionadores da educação, objetivando a construção de uma sociedade justa, democrática e inclusiva.
A proposta teve como pressupostos legais a Constituição Federal, a Lei de Diretrizes e Base da Educação Nacional (LDB), o Plano Nacional de Educação 2014/2024, a Lei da Reforma do Ensino Médio e as Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN) do Ensino Médio.
Igualdade, Diversidade e Equidade A base nacional defende que é preciso garantir princípios de igualdade e equidade, sem esquecer que todo trabalho deve respeitar a diversidade. Dessa forma, a formação do indivíduo completo implica em compreendê-lo dentro de sua complexidade não linear e seu desenvolvimento.
O BNCC é um documento feito pelo Ministério da Educação, adotando a mesma regra dos documentos oficiais de outros Ministérios temos:
Os princípios éticos do hinduísmo: Ahimsa (Não-Violência), o desapego pelo fruto das ações, a veracidade, não roubar, o autocontrole, a disciplina, os pensamentos e as palavras adequadas, e a motivação por conseguir o objetivo.
Os Treze princípios do Judaísmo Confio plenamente que Deus é o Criador e guia de todos os seres, ou seja, que só Ele fez, faz e fará tudo. Confio plenamente que o Criador é um e único; que não existe unidade de qualquer forma igual à d'Ele; e que somente Ele é nosso Deus, foi e será.
O judaísmo acredita em um Deus único, onipotente e onisciente, que criou o mundo e os homens. Esse Deus fez um pacto com os hebreus, tornando-os o seu povo escolhido, e prometeu-lhes uma terra. O judaísmo possui fortes características étnicas, nas quais nação e religião se mesclam.
O judaísmo defende uma relação especial entre Deus e o povo judeu, manifesta através de uma revelação contínua de geração a geração. O judaísmo crê que a Torá é a revelação eterna dada por Deus aos judeus.
Torá, Pentateuco, Livro Sagrado, Judaísmo, Teologia - Escola de Humanidades.