EQST

Favoritismo?

Favoritismo? Essa é a pergunta que vamos responder e mostrar uma maneira simples de se lembrar dessa informação. Portanto, é essencial você conferir a matéria completamente.

Na maioria dos contextos sociais, há uma regra geral não escrita: todos devem ser tratados igualmente e sem quaisquer privilégios. No entanto, na prática, é bastante comum para alguns indivíduos desfrutar de algumas vantagens sobre os outros. Quando isso acontece, não há falar de favoritismo. Como o termo sugere, é para favorecer alguns e, direta ou indiretamente, prejudicar os outros.

Exemplos clássicos de favoritismo

Um professor tem uma preferência por um estudante e dá uma classificação para os exames é maior do que ele realmente merece.

Um funcionário público permitiu que seu amigo não esperar sua vez e ser cuidada por ele sem filas.

Uma empresa de leilão público oferece um serviço para a comunidade e a pessoa responsável pelo organismo público “mexendo os pauzinhos” para favorecer uma empresa de um amigo.

Uma análise de favoritismo como um fenômeno social

Em qualquer de suas formas favoritismo que envolve um comportamento injusto, uma vez que o princípio da igualdade é alterada. Quando este princípio não é respeitado é cometer uma injustiça e, em alguns casos, um crime. Em qualquer caso, o viés é uma forma de corrupção.

A exemplo do professor torna-se um nível moderado de favoritismo e em alguns casos pode até ter alguma justificação moral (favor legítima poderia ser um estudante que tem dificuldade de aprendizagem, mas, ao mesmo tempo tentar superar a cada dia).

O exemplo de um funcionário público já é mais grave, porque todos os cidadãos são iguais perante a lei e não é razoável que o amigo oficial de obtenção de um benefício para sua amizade. Este tipo de favoritismo é uma irregularidade que, na prática, é socialmente aceite como normal (por latinos é um tipo muito comum de comportamento, enquanto que para a mentalidade Nordic é comportamento inaceitável).

Favoritismo na governança não é mais uma questão de “clientelismo”, porque tais ações são claramente criminal.

Nepotismo e favoritismo

O nepotismo é um tratamento preferencial a alguém, geralmente um membro da família ou amigo que é um trabalho mais fácil. Na própria Espanha linguagem popular uma expressiva termo equivalente, usou o nepotismo.

A “ligado” em Espanha é que consegue um emprego ou uma posição através de um amigo, mas esta palavra tem outro significado na América Latina (eg Argentina alguém “ligado” quando estiver pronto para executar com sucesso uma atividade ).