O pensamento abstrato é uma capacidade exclusivamente humana. Refere-se à disposição das pessoas em criar idéias originais ou criar situações que nos ajudem a antecipar possíveis cenários.
Desenvolver esse tipo de pensamento requer uma desconexão parcial com o mundo material e a descoberta de relações e vínculos com o que não vemos, isto é, com idéias, noções e o mundo imaterial.
No entanto, o fato de ser uma qualidade exclusivamente humana não significa que todas as pessoas possam desenvolvê-la. O pensamento abstrato é inato em algumas pessoas, enquanto em outras exige treinamento e perseverança.
Alguém poderia dizer que não há nada melhor do que viver o dia a dia e manter os pés no chão o tempo todo. E de certa forma, ele está certo. No entanto, assim como a capacidade pragmática de qualquer assunto cotidiano é necessária, às vezes é necessário olhar um pouco e ver tudo com uma certa perspectiva.
O pensamento abstrato nos permite precisamente esse olhar, do qual derivam inúmeros benefícios, como os seguintes:
Um gerente precisa, mais do que qualquer outra pessoa no ramo corporativo, de uma visão integral da empresa que ele gerencia. É essencial ter perspectiva e saber antecipar diferentes cenários para o bom progresso dos negócios.
Todas essas ferramentas são fornecidas pelo pensamento abstrato, porque permitem que seu olhar se projete no nível de idéias e realize a descoberta, nem sempre fácil ou imediata, de soluções com praticidade.
Acredita-se frequentemente que a tomada de decisão é uma tarefa puramente pragmática, isto é, na qual apenas elementos da realidade tangível intervêm. No entanto, é sobretudo um processo que decorre de idéias, análises e considerações anteriores.
Ou simplesmente: a visão de longo prazo, a formação de um critério próprio, a capacidade de análise e tomada de decisão, tarefas fundamentais para todo gerente de uma empresa, podem ser promovidas de tempos em tempos, voltando-se para o pensamento abstrato. Gestão não é apenas matéria; É também idéias.