A alternativa em que ocorre oração subordinada adjetiva: A. A resposta que você me deu foi satisfatória. A oração "que você me deu foi satisfatória" se refere ao substantivo "resposta", caracterizando-o e restringindo seu sentido.
No período composto por subordinação existe pelo menos uma oração principal e uma subordinada. ... As orações subordinadas desempenham a função sintática que falta na principal: objeto direto, indireto, sujeito, predicativo, complemento nominal... Ex.: O rapaz gostava / de que todos olhassem para ele.
D- Qual é o único período composto por subordinação? "Nada como uma mulher para movimentar a economia." A oração "para movimentar a economia" é dependente da oração principal "nada como (ter) uma mulher". É classificada como oração subordinada adverbial.
As orações subordinadas substantivas são aquelas que desempenham o papel de substantivo na frase. Elas podem exercer as funções sintáticas de sujeito, predicado, complemento nominal, objeto direto, objeto indireto e aposto.
As orações subordinadas adjetivas exercem a função sintática própria ao adjetivo, isto é, de adjunto adnominal. Essas orações aparecem, geralmente, introduzidas por pronomes relativos (que, onde, quem, quanto, cujo, etc).