Um dos conceitos mais difundidos e explorados por esse geógrafo foi a noção de “meio técnico-científico informacional”, que seria a transformação do espaço natural realizada pelo homem através do uso das técnicas, que difundiram graças ao processo de globalização e a propagação de novas tecnologias.
Quando ele fala de perspectiva cidadã, quem é considerado cidadão hoje é quem consome. Os direitos estão relacionados a direitos à partir do capital, e não de uma cidadania que efetive direitos sociais”.
tudo aquilo que nossa visão alcança é a paisagem. Esta pode ser definida como o domínio do visível, aquilo que a vista abarca. Não é formada apenas de volumes, mas também de cores, movimentos, odores, sons etc” (SANTOS, 1988, p. 61).
Paisagem, para a Geografia, significa duas coisas: tudo aquilo que os sentidos humanos (tato, audição, olfato, visão) podem captar. Tudo aquilo que sua visão consegue enxergar é uma paisagem, tudo aquilo que sua audição escuta é uma paisagem. Portanto, tudo que o ser humano consegue sentir é uma paisagem.
Espaço: distância entre dois pontos ou a área ou o volume entre limites determinados (Novo Dicionário Au- rélio, 1986, p. 699); Lugar: espaço ocupado, espaço próprio para determinado fim (Novo Dicionário Aurélio, 1986, p.
As categorias da geografia são fundamentais para servirem de base para os estudos. O uso correto das categorias geográficas envolve a utilização de ferramentas que possibilita que consigamos observar, a analisar e a interpretar os fenômenos classificados em espaciais.
Regionalizar é dividir ou classificar o espaço geográfico a partir de critérios específicos. Assim sendo, eu posso classificar qualquer porção do espaço em várias áreas conforme uma característica que eu tenha escolhido antes.