substantivo feminino Característica do que é dialógico, dialogal, daquilo que se efetua por meio do diálogo, de uma interação comunicativa, da conversa. Qualidade do que propõe acordo ou se efetiva por meio de um acordo: a dialogicidade entre nações conflitantes. Etimologia (origem da palavra dialogicidade).
198) é “exercer uma análise crítica sobre a realidade problema” e a problematização afirma a dialogicidade, isto é, constitui-se por meio do diálogo. Neste artigo, o foco desse ensino com crianças é para o uso do diálogo em suas três dimensões: existencial, ético-política e metodológica, que se encontram interligadas.
Freedom. Literacy. Tratar sobre as relações dialógicas na perspectiva freireana é considerar que este processo envolve a constituição do eu e do outro, sendo um meio pelo qual o sujeito busca sua compreensão na história, permitindo sua transformação na sociedade por uma busca da liberdade.
No conhecimento temos dois elementos básicos: o sujeito (cognoscente) e o objeto (cognoscível), o cognoscente é o indivíduo capaz de adquirir conhecimento ou o indivíduo que possui a capacidade de conhecer. O cognoscível é o que se pode conhecer. ... O estudo do conhecimento é a gnoseologia.
Resposta. A Filosofia considera que o homem é o sujeito do conhecimento quando ele se encontra diante do objeto que ele irá estudar (as coisas, os fenomenos, os fatos ou os processos). Assim como, a realidade só será considerada como objeto quando quando ela estiver diante do sujeito que quer estudá-la.
O sujeito do conhecimento pode ser entendido como aquele que utiliza o conhecimento como base para esclarecer as dúvidas e questionamentos em relação a ele mesmo e ao espaço ao seu redor. A consciência reflexiva faz parte do nível de conhecimento que esse indivíduo utiliza.
O Sujeito, aquele que conhece, é constituído pela natureza imanente semelhante a todo e qualquer ser vivo, mas, também, distingue-se de todos os outros pela sua capacidade de transcender o real, dando-lhe sentido e formando uma consciência que lhe é própria, única , individual e singular.
Sujeito e Objeto formam entre si, uma relação mútua e de complementariedade, pois o Sujeito, aquele que pretende conhecer, se relaciona com o Objeto, o qual será conhecido, de tal forma à produzir o que chamamos de verdade científica, ou verdade parcial.
De acordo com Althusser, o "sujeito" é uma construção ideológica (mais exatamente, construído pelos "aparelhos ideológicos do Estado"). Uma de subjetividade existe "sempre pronta" e é descoberta através do processo de interpelação.
A noção de sujeito que parece permear esta nova concepção de língua proposta por Bakhtin (2004), parece dizer do sujeito da interação, do diálogo, do discurso, levando-se em consideração este lugar intermediário de produção linguística existente entre eu e outro.
O sujeito é um agente ativo que busca a transformação social através da luta, do enfrentamento, do embate despertado por uma situação desencadeadora. Indivíduo refere - se a um agente passivo que se adapta ao sistema e dessa forma, o alimenta.
substantivo masculino Ser humano; pessoa considerada de modo isolado em sua comunidade, numa sociedade ou coletividade; o ser que faz parte da espécie humana; o homem: os direitos dos indivíduos.
O indivíduo não é simplesmente o que se apresenta, mas é isso também. Kierkegaard não considera como indivíduo o ser que se apresenta aos sentidos. Não! Indivíduo é aquele que se coloca no processo do vir a ser, ou seja, do “tornar-se (...)
Todavia, o indivíduo, como objeto de estudo da psicologia social e da sociologia, é considerado, segundo Ramos (2003, p. 238), da seguinte maneira: indivíduo dentro dos seus padrões sociais, vive em sociedade, como membro do grupo, como “pessoa”, como “socius”.
O desejo de ser é definido como aquilo que movimenta o sujeito no mundo e seu movimento é o impulso ao não existente, aquilo que não se é. ... Este impulso “em direção a...” torna o sujeito um ser que está sempre além de si mesmo, em um movimento de transcendência constante, que se faz dialético2, desde sua origem.