Antes de mais, o que é um ditongo? Um ditongo é um encontro vocálico, ou seja, uma sequência de sons vocálicos na mesma sílaba: pai, peixe, avião, quadro, caixa, pães,… Nos ditongos há o encontro de uma vogal e de uma semivogal. A vogal é sempre o núcleo da sílaba.
A presença na mesma sílaba de dois sons vocálicos (vogal e semivogal) constitui o encontro vocálico, que é classificado em ditongo, tritongo e hiato. A palavra é composta basicamente por fonemas e letras. Estas, por sua vez, são classificadas em vogais, semivogais e consoantes.
Ditongos são encontro vocálico de duas vogais na mesma silaba.
No alfabeto usado por falantes da língua portuguesa, encontramos dois tipos de letras, as consoantes e as vogais. As vogais, são a, e, i, o, u, e o restante são as consoantes.
Dígrafo é quando duas letras emitem um único som! Teste os dígrafos dessas palavras: assar, banho, arroz, querido. ... Então, quando isso ocorre, chamamos de dígrafo, o qual compreende o seguinte grupo de letras: lh, nh, ch, rr, ss, qu e gu (seguidos de e ou i), sc, sç, xc, xs.
Em algumas palavras, no entanto, o "u" representa um fonema semivogal ou vogal (aguentar, linguiça, aquífero...) Nesse caso, "gu" e "qu" não são dígrafos. Também não há dígrafos quando são seguidos de "a" ou "o" (quase, averiguo).
Então, o que os diferencia é que, no dígrafo consonantal, duas consoantes representam um fonema; já no encontro consonantal, as consoantes representam fonemas diferentes.