A organização social dos bárbaros se baseava na “sipe”, um clã formado por famílias ligadas entre si por parentesco onde cada um protegia ao outro e onde a ofensa a um deles significava a ofensa a toda à sipe.
Mas de um modo geral, os bárbaros se organizavam em aldeias rurais, cultivavam cereais e animais como gado. Havia muita disputa entre aldeias rivais e na época de guerra escolhiam um guerreiro forte e hábil para ser o líder militar. Além disso eram politeístas, ou seja, acreditavam em vários deuses.
Anglos e Saxões No século V, os anglos e os saxões ao lado dos jutos, que também era um povo germânico originário da Jutlândia (Dinamarca)invadiram a ilha hoje chamada Grã Bretanha, que não era de grande interesse romano. A Grã Bretanha já havia sido dominada por bárbaros e recuperada algumas vezes pelos romanos.
As principais tribos germânicas são:
As autoras denominam os diversos povos ditos germanos: ostrogodos, vândalos, visigodos, burgúndios, francos, anglos, saxões, lombardos e suevos (p. 35).
Os germanos entraram no Império Romano por meio de diversas invasões, sendo que estas ficaram conhecidas como as invasões bárbaras, sendo que parte desses germanos foi incorporada de maneira pacífica e pelos próprios romanos. ... Invasão e incorporadão foram as formas que os germanos entraram no Império Romano .