Podem participar do programa estudantes que fizeram o ENEM e atendam aos requisitos do sistema. Com o Programa universidade Para Todos é possível conseguir bolsas de estudos (de 50% a 100%) em instituições superiores reconhecidas pelo MEC.
Quem pode participar do ProUni no segundo semestre Assim como no começo do ano, para se inscrever no processo seletivo do ProUni no segundo semestre, o estudante deve ter realizado o último Enem e ter obtido no mínimo 450 pontos no exame e não ter zerado a redação.
O ProUni do meio do ano Também tem ProUni no meio do ano, só que, assim como acontece na primeira edição, as datas nunca são exatas. Normalmente acontece entre os meses de junho e julho, após o resultado da segunda edição anual do Sisu. As datas só são conhecidas poucas semanas antes da inscrição.
O ProUni acontece geralmente duas vezes por ano. A primeira edição, em janeiro, é sempre a maior, com mais de 200 mil vagas. A segunda ocorre no semestre seguinte, com um volume de aproximadamente 50 mil bolsas. Os pré-requisitos de participação são os mesmos para as duas edições.
Quando acontece o ProUni? O ProUni acontece duas vezes ao ano, sempre após sair o resultado do Sisu. A primeira edição geralmente abre inscrições em janeiro, enquanto a segunda ocorre no meio do ano, em junho ou julho.