Indo direto ao ponto, o briefing é um documento que servirá como um guia para a execução de um projeto. Ele contém uma série de informações como: dados sobre a empresa, o mercado em que ela atua, o público ao qual ela se direciona e os seus objetivos com o projeto.
Palavra de origem inglesa amplamente usada na aviação que significa verbalização dos procedimentos a serem executados durante uma missão, que tenham sido planejados a priori, e o que se espera da atuação e participação de cada um.
Ele traz informações claras e sucintas para embasar as melhores estratégias para o momento certo, a fim de alcançar os objetivos estipulados. ... Trazendo para o campo do marketing, um briefing precisa conter algumas informações necessárias para que seja útil, como: Detalhes sobre o produto ou serviço. Mercado em que atua.
A palavra briefing significa “instruções” e é exatamente para isso que ele serve. ... O briefing é um verdadeiro manual de instruções, que vai nos ajudar a conduzir cada projeto ao sucesso: no caso, a marca da sua empresa!
Persona é a representação fictícia do cliente ideal de um negócio. Ela é baseada em dados reais sobre comportamento e características demográficas dos clientes, assim como suas histórias pessoais, motivações, objetivos, desafios e preocupações.
Trata-se de uma personificação do público ao qual a sua empresa se direciona. Com uma série de peculiaridades, as personas apresentam as principais características e comportamentos dos seus compradores, aqueles que enxergam em seus produtos e serviços a solução ideal para um problema ou necessidade que eles têm.
A criação de uma persona é a melhor forma para a qualificação de leads, pois quando você tem o perfil do consumidor na cabeça, as coisas fluem naturalmente. Ao definir sua persona, suas campanhas são melhores direcionadas e, consequentemente, a carteira de clientes aumenta.
Zacho: A buyer persona ajuda o processo de segmentação fino, porém ela não é a responsável direta pela qualidade da segmentação. Eu prefiro dar esse crédito ao posicionamento estratégico e definição do público-alvo. A buyer persona é a cereja do bolo! Ela é o ajuste fino no marketing de conteúdo, por exemplo.
Hoje as personas são uma das principais ferramentas de planejamento para as marcas que centram suas estratégias no consumidor. Veja um exemplo simples de persona: Diego, 30 anos: é workaholic, casado, e o gestor de marketing de uma média empresa da área de Marketing Digital.
Esse é o primeiro passo.
7 perguntas que você deve fazer para descobrir a dor do cliente ou persona. Primeiramente, para saber o que perguntar, é necessário desenvolver real interesse sobre a sua persona, a situação de vida dessa pessoa e como ela pensa, age e reage.