Ele é malandro e esperto para fazer “pegadinhas”. Ele é diferente dos personagens que já conhecíamos, pois faz coisas que os outros não faziam. Malasartes é mentiroso, pois enrola e engana as pessoas com mentiras. Pedro engana as pessoas para conseguir o que quer.
Para ganhar uma aposta o malandro não poupava esforços e nem tinha preguiça. Chegando perto da porteira da casa da velha, que morava numa enorme fazenda, Pedro fez um bom fogo, encheu o panelão com a água do riacho, e juntando muitas pedras do chão, jogou-as na água.
Poucos sabem, porém, que Malasartes é uma figura muito mais antiga nas tradições. Ele na verdade atravessou o mar. Malasarte, ou Malasartes, faz parte do folclore português e sua origem seria do século XII ou XIII.
Albissu, Nelson
Vendo-se apertado com a falta de dinheiro e não querendo ter arenga com o dono da pensão, Malasarte saiu, naquela manhã, bem cedo, para ganhar a vida. ... O boiadeiro acercou-se curioso, perguntou-lhe o que fazia, e Malasarte explicou: — Esta árvore é deveras encantada, patrão. As suas frutas são moedas legítimas.
1. Ganhar a vida. Expressão popular que significa "alcançar o sucesso", especialmente financeiro.