O café quente ou morno amolece mais as fibras do papel, deixando o papel mais frágil enquanto está molhado, que pode se rasgar com mais facilidade. Despeje o café na vasilha. Vá colocando as folhas no café, uma a uma e, gentilmente, pressione a folha para que ela fique submersa.
Para criar aparência de folha envelhecida em um pedaço de papel, siga o passo a passo abaixo:
Como fazer um visual de pergaminho queimado com uma vela
Material:
O papiro é obtido utilizando a parte interna, branca e esponjosa, do caule do papiro, cortado em finas tiras que eram posteriormente molhadas, sobrepostas e cruzadas, para depois serem prensadas. A folha obtida era martelada, alisada e colada ao lado de outras folhas para formar uma longa fita que era depois enrolada.
O papiro era confeccionado a partir do caule dessa planta, cortado em finas tiras. ... Depois disso, as tiras eram molhadas, sobrepostas e cruzadas para, por fim, serem prensadas. Prontas as folhas, elas eram coladas uma ao lado da outra, formando uma longa fita.
O papiro pronto era bem flexível, como se fosse um tecido. Enrolado em uma vareta de madeira ou marfim, virava o rolo que seria usado na escrita. A escrita dava-se paralelamente às fibras; era como se as fibras fossem linhas de uma folha pautada. E as pessoas liam o texto desenrolando o papiro.
No Antigo Egito, produzia-se papiro a partir do caule da planta, cortado em pedaços de até 48 centímetros. Neles eram feitas incisões para retirar a casca verde e permitir a separação das películas, em lâminas finíssimas, manuseadas com cuidado para não se romperem.