A bioética é um tema da filosofia, mais especificamente da ética, que trata de questões relacionadas ao tratamento ético da vida animal (lembrando que nós, seres humanos, também nos incluímos no conceito de vida animal). ... Bios: vida individual plena, é o ato de viver e de aproveitar a vida.
Bioética (grego: bios, vida + ethos, relativo à ética) é o estudo transdisciplinar entre Ciências Biológicas, Ciências da Saúde, Filosofia (Ética), e Direito (Biodireito) que investiga as condições necessárias para uma administração responsável da Vida Humana, animal e ambiental.
A Bioética tem como objetivo facilitar o enfrentamento de questões éticas/bioéticas que surgirão na vida profissional. Sem esses conceitos básicos, dificilmente alguém consegue enfrentar um dilema, um conflito, e se posicionar diante dele de maneira ética.
A bioética nasce como um campo de investigação pluridisciplinar abarcando conceitos das áreas das: ciências biológicas, da vida (medicina) e ciências humanas (filosofia, antropologia, direito, teologia) para juntos pensar os limites e possibilidades da pesquisa científica nos diversos campos de investigação das ...
São exemplos de temas que se situam no campo de atuação da bioética, exceto: a) Experiências com genes em populações vulneráveis.
O autor vê na reflexão bioética um esforço no sentido de se estabelecer o BEM e o MAL, tão sem pressupostos quanto possível (relatividade do Bem). ... O “bem” e o “mal” são assim relativos, fugindo, essa análise, da visão dogmática que lhe atribuem as religiões, códigos e hábitos e costumes.
O modelo de análise bioética comumente utilizado e de grande aplicação na prática clínica na maioria dos países é o "principalista", introduzido por Beauchamp e Childress, em 1989. Esses autores propõem quatro princípios bioéticos fundamentais: autonomia, beneficência, não-maleficência e justiça.
A bioética, para a compreensão moral das ações humanas no âmbito da vida e da saúde, além da filosofia, faz valer a sociologia, a antropologia, a psicologia e a comunicação, e incorpora estudos empíricos, quantitativos e qualitativos do agir moral em saúde.
A bioética tem a função de assegurar o bem-estar das pessoas, garantindo e evitando possíveis danos que possam ocorrer aos seus interesses. O dever da bioética é proporcionar ao profissional e aos que são atendidos por ele, o direito ao respeito e a vontade, respeitado suas crenças e os valores de cada indivíduo.
A Ética no Mercado Imobiliário. Ética está relacionada a postura, comportamento e conduta diante de sua profissão e das pessoas. Assim como em outras profissões, ser corretor de imóveis tem diversos valores a serem seguidos e que, se realizados da maneira correta, vão resultar em confiança e fidelização de clientes.