“Feinho” e mais caro, o tomate italiano, ou rasteiro, como é conhecido, é desprezado por consumidores que preferem pagar menos por um fruto mais vistoso para usar em saladas. Contudo, o que muitos não sabem é que essa variedade é menos suscetível a doenças e mais tolerante a pragas.
A expressão "tomates longa vida" tem sido utilizada no Brasil para descrever a característica de maior conservação pós-colheita dos frutos produzidos por algumas cultivares específicas de tomateiro (cultivares tipo longa vida).
Conheça os diversos tipos de tomates
Tomate Italiano É o melhor tomate para fazer molho, pois é menos aguado, carnudinho, menos aguado e com menos sementes do que os outros. É bem doce e seu sabor é forte, porém é bem sensível e costuma estragar rápido.
Existem centenas de tipos de tomate no mundo. Há variedades mais ácidas e outras mais doces. Alguns mais carnudos e outros com mais polpa. Saber escolher o tipo certo para a receita certa pode fazer a diferença.
O grupo de tomate Saladete, também chamado de tomate italiano, é o mais novo no mercado, apresentando dupla aptidão, sendo recomendado para consumo in natura e processamento.
ESPAÇAMENTO Entre plantas, a recomendação é de 50 a 60 centímetros e, entre os sulcos, de um a 1,20 metro. Uma dica para um crescimento mais vigoroso do tomateiro é combinar o cultivo com ervas aromáticas.
Considerando que o valor médio anual de comercialização do tomate, do pólo de produção em análise, é de R$ 0,35 o kg livre ao produtor, e a produtividade média do tomate é 40000 kg/ha pode-se considerar que o valor bruto médio da produção em um hectare é de R$
Um espaço de cerca de 30 cm de diâmetro para cada tomateiro é suficiente para que eles cresçam e deem frutos bons e saudáveis. Então separe esse cantinho para ele na sua casa e escolha um vaso compatível com o tamanho da espécie que você quiser cultivar para não ter problemas com o desenvolvimento da planta.
O solo ideal para plantar tomates deve possuir pH entre 5,5 a 7, com boa drenagem. A camada superficial do solo deve estar sempre bem irrigada e não deve ficar encharcado para evitar a proliferação de doenças e demais pragas. Um solo fértil faz toda a diferença no desenvolvimento da planta.