“E você pode ter bronquite e pneumonia ao mesmo tempo”, diz Holguin. Dito isto, em alguns casos, a bronquite se transforma em (causando assim) pneumonia. Isso ocorre quando a infecção se espalha dos tubos brônquicos para os pulmões ou ocorre uma infecção secundária.
A bronquite é a inflamação dos brônquios, tubos que levam o oxigênio até os pulmões. Existe na forma aguda, quando sintomas como tosse, chiado no peito e dificuldade para respirar permanecem por no máximo algumas semanas, e na forma crônica, quando o problema acompanha o indivíduo pela vida toda.
Boa tarde Edila,Substâncias irritativas, como poeira, fumaça e perfumes, também podem provocar uma crise de bronquite aguda. Buscar distância de substâncias que podem agravar os sintomas, como pólen, ácaros, poeira e poluição. Repouso, alimentação saudável e hidratação adequada são importantes no tratamento.
A inalação ajuda a hidratar e fluidificar as secreções e, facilita a respiração. É usada para tratar de idosos com doenças respiratórias (p,ex. bronquite) ou, em casos de gripes e pneumonias ou outro problema que aumente a quantidade de secreção.
A pneumonia é uma reação inflamatória do pulmão a fatores que o agride, causada por vários microorganismos – os mais comuns, vírus e bactérias.
Denomina-se pneumonia quando há infeção dos alvéolos pulmonares e frequentemente infiltração do parênquima visível na radiografia ou TAC do tórax. Os alvéolos e os bronquíolos terminais ficam inflamados (“inchados”) e preenchidos com fluido, impedindo o correto funcionamento dos pulmões.
A água no pulmão é um problema de saúde conhecido cientificamente como edema pulmonar, que acontece quando os alvéolos pulmonares ficam cheios de líquido, devido a outras doenças não tratadas adequadamente como insuficiência cardíaca ou infecções respiratórias, por exemplo.
Quais são os tipos de pneumonia?
As pneumonias provocadas por fungos ou parasitos não são transmitidas diretamente de uma pessoa para outra. Já as pneumonias virais são habitualmente contagiosas. As de origem bacteriana não são contagiosas na maioria dos casos, mas existem algumas exceções.
Sintomas de Pneumonia
PCR: Valores aumentados corroboram o diagnóstico de pneumonia bacteriana. Hemocultura: Essencial para todos os quadros com necessidade de internação hospitalar. Líquido pleural: O derrame pleural ocorre quando se acumula líquido entre as pleuras parietal e visceral.