O tipo de cobertura vegetal que está presente na maior parte da região é a Mata Atlântica, entretanto, é possível encontrar também:
Resposta. Resposta: Na região Sudeste, a mata atlântica originalmente cobria grandes extensões dos quatro estados. Atualmente, entretanto, ela está restrita a poucas áreas, concentrando-se, sobretudo, ao longo das serras do Mar e da Mantiqueira.
Os dois fatores que contribuíram de maneira significativa para a devastação de grande parte da vegetação nativa da região sudeste foram o extrativismo vegetal iniciado desde o período colonial até os dias atuais.
Os motivos que levaram à devastação foram os agentes de interesse econômico tal como a agricultura com a produção monocultora comercial de café, cana-de-açúcar entre outras, indústrias que surgiram após a Segunda Guerra Mundial no Brasil, mineração que serviu para o crescimento da região e do país e abastecimento das ...
A região Sudeste é a mais desenvolvida do Brasil e seus maiores problemas são decorrentes desse desenvolvimento: engarrafamentos, desemprego, falta de qualidade de moradia ou de condições de vida em geral, poluição e violência.
Resposta: A expansão urbana desordenada, aliada ao desenvolvimento da indústria e das atividades agrícolas são as principais causas da poluição dos rios.
Os impactos desse processo são graves, ameaçando a biodiversidade com a extinção de espécies animais e vegetais, interferindo negativamente no ciclo natural dos rios e aumentando a liberação dos gases que provocam o efeito estufa (aquecimento global da temperatura pela crescente presença de poluentes na atmosfera).
Hoje, a opinião pública está mais consciente e crítica. Continua querendo progresso e crescimento, mas já não aceita a falta de responsabilidade ambiental, a poluição, a destruição e o desperdício de recursos naturais.
A poluição do solo, também chamada de contaminação do solo, é causada pela introdução de substâncias químicas ou pela alteração desse ambiente pela ação humana. Além de poluírem o solo, esses elementos químicos também poluem a água e o ar.