Tudo começou quando o dramaturgo e diretor Augusto Boal, no começo dos anos 60, viajava pelo nordeste. Ele, junto com o grupo do Teatro Arena, apresentava um musical sobre a questão agrária para uma liga camponesa. O musical incitava os sem-terra a lutarem contra o latifúndio.
Trata-se de uma metodologia cênico-pedagógica que tem como meta modificar a percepção das pessoas e ajudar a disseminar soluções para problemas sociais. O método, hoje aplicado em 70 países nos cinco continentes, foi desenvolvido nas décadas de 1960 e 1970.
Descrição: A Árvore foi símbolo escolhido pelo próprio Boal para representar seu Método, por estar em constante transformação e ter a capacidade de Multiplicação. A Árvore do Teatro do Oprimido representa a estrutura pedagógica do Método que tem ramificações coerentes e interdependentes.
O Teatro do Oprimido é uma alternativa para que os atores sociais reflitam sobre as formas de opressões presentes na sociedade, para romper com as relações verticalizadas, autoritárias e centralizadoras, uma vez que estabelece uma relação horizontal entre elas, contribuindo para que questionem e discutam suas práticas ...
Augusto Boal Diretor de teatro e dramaturgo brasileiro Augusto Pinto Boal foi a principal liderança do Teatro de Arena de São Paulo, na década de 1960. Criou o "teatro do oprimido", metodologia que une teatro e ação social e que tornou seu trabalho conhecido internacionalmente.
Augusto Pinto Boal (Rio de Janeiro, 16 de março de 1931 — Rio de Janeiro, 2 de maio de 2009) foi diretor de teatro, dramaturgo e ensaísta brasileiro, uma das grandes figuras do teatro contemporâneo internacional.
Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brasil
16 de março de 1931
Torna-se referência do teatro brasileiro ao expandir a prática para a conceitualização teórica, além de ser a principal liderança do Teatro de Arena e o criador da metodologia conhecida como teatro do oprimido.
Resposta: Augusto Boal é o ícone do Teatro Brasileiro . A referência teatral brasileira no mundo , é o nosso maior homem de teatro . Suas realizações são inumeráveis ; Métodos como O Teatro do Oprimido e suas Ramificações , seus textos , livros são o grande legado que ele nos deixou .
Ao revelar ao público os recursos do teatro, Boal nos remete a uma proposta de formação de plateia, não em seu âmbito puramente artístico e contemplativo, mas sim a uma formação política e teatral de uma plateia ativa e diretamente participativa.
Modelo dramatúrgico criado por Augusto Boal (1931-2009) para permitir a montagem de qualquer peça com elencos reduzidos, alterando as tradicionais relações narrativas do gênero dramático, apoiado numa proposta épica e crítica.
O teatro dentro deste contexto tem a função de integrar, socializar idéias e acima de tudo desenvolver sua aprendizagem de uma maneira lúdica. Desenvolve também a parte indutiva e racional através da expressão de suas emoções, leva também ao conhecimento de si mesmo e do mundo que o cerca.
a) Forme um grupo com mais três colegas e escolha uma notícia de jornal que tenha uma situação de opressão para a sua encenação. Leia a notícia e identifique quem é o opressor e o oprimido e qual é a história relatada nela. b) Converse com seus colegas de grupo a fim de definir os papéis de cada um no trabalho.