O chapisco é realizado com o traço de 1:3 de cimento Portland e areia grossa em volume (podendo conter aditivos para implementar a aderência, ou com função impermeabilizante).
Antes de qualquer coisa, é preciso preparar a massa do chapisco. Para isso, basta misturar areia grossa e cimento em uma proporção de três partes de areia para uma de cimento. Durante a mistura, a água deve ser adicionada aos poucos até a massa ficar áspera e com uma consistência bem mole.
O chapisco será sempre exigido como base para revestimento de qualquer tipo de bloco, executado com argamassa no traço 1:3, empregando-se areia grossa. Quando indicado pela escola, será utilizado chapisco de peneira no traço 1:3, cimento e areia média ou fina, para ser usado em muros.
Traço é a unidade de massa de reboco usada para a construção. Normalmente, ele é composto pela proporção 1:2:6 (1 saco de cimento com 60ml de aditivo, 2 sacos de cal fina e 6 latas de 18l de areia) para paredes internas, e 1:2:4 para externas, mas alguns profissionais usam outras fórmulas para o trabalho.
A nova camada de gesso liso deve ser forte o suficiente para cobrir a estrutura áspera debaixo. Uma vez que secou completamente, precisa ser finamente lixada / polida antes de possa começar seu projeto de colocação de papel de parede.
Como Aplicar
Para não colar o adesivo, colei primeiro um pedacinho de plástico, recortado antes com o formato do adesivo, virado contra o contact - dessa forma, o adesivo acaba "nunca sendo usado". Para finalizar, recorto o contact uns dois milímetros maior que o adesivo original.