Ressalta-se que triagem nutricional de pacientes se refere a apenas detectar a presença de risco de desnutrição. Já a avaliação nutricional, além de detectar desnutrição, também classifica seu grau e permite coleta de informações que auxiliem em sua correção.
O risco nutricional refere-se ao risco aumentado de morbimortalidade em decorrência do estado nutricional depauperado. Dessa forma, mais importante do que o diagnóstico de desnutrição é avaliar o risco de deterioração nutricional naqueles pacientes em situações que podem estar associadas a problemas nutricionais.
A desnutrição pode ser classificada de acordo com o nutriente que está em falta na alimentação. Kwashiorkor: Carência de proteínas. Marasmo: Carência de calorias. Kwashiorkor-marasmático: Forma mista, existe falta de fontes energéticas e proteínas.
As principais medidas antropométricas utilizadas nos serviços de saúde são: peso, altura, circunferência abdominal e cefálica. Mais do que realizar uma ação rotineira, essas medidas fazem parte da vigilância em saúde.
É o caso da avaliação antropométrica, muito usada nas áreas de endocrinologia e nutrologia. Esse exame é muito importante para comparar as condições físicas de um paciente. Pode ser o primeiro passo para o diagnóstico de alguma doença, como o diabetes e a obesidade.
Para medir, basta fixar a parte móvel da balança antropométrica ou objeto de marcação no topo da cabeça do paciente, de forma a comprimir a camada de cabelo. A leitura deve ser realizada sem soltar o objeto de marcação.
Os principais parametros para avaliação antropométrica em adultos são: peso, altura; circunferências: do braço (CB), da cintura (CC), do quadril (CQ), abdominal (CA); dobras cutâneas: tricipital (DCT), bicipital (DCB), subescapular (DCSE), axilar média (DCAM), supra ilíaca (DCSI), coxa (DCC), peitoral, panturrilha (DCP ...
As medidas devem ser feitas com fita métrica em intervalos de tempo periódicos e sempre pelo mesmo terapeuta. Nos membros superiores, tem-se como ponto de referência à fossa cubital. São realizadas mensurações da circunferência a cada 5cm acima e abaixo da fossa cubital.
Para medir sua circunferência abdominal, é importante posicionar a fita métrica no ponto médio entre as duas últimas costelas e a parte superior do osso ilíaco. Se você não sabe onde ele se localiza, basta passar a fita na altura do umbigo, envolvendo todo o diâmetro do corpo nessa região.
NORMAS BÁSICAS Todas as DC são realizadas do lado direito; A dobra dever ser pinçada com os dedos polegar e indicador; O compasso dever estar perpendicular à DC; Após o pinçamento, espera-se um tempo de aproximado de 2 a 4 seg.
Existem várias técnicas para realizar a avaliação de composição corporal:
A avaliação da composição corporal é realizada para quantificar os principais componentes do organismo humano: ossos, musculatura e gordura corporal. Divide-se em massa magra (livre de gordura e constituída por proteínas, água intra e extracelular e conteúdo mineral ósseo) e massa gorda (gordura corpórea).
A maneira mais utilizada para verificar se um indivíduo está acima do peso é o cálculo do IMC (índice de massa corpórea) que é a divisão do peso (em quilogramas) pelo quadrado da altura (em metros). IMC acima de 24,9 indica sobrepeso e acima de 29,9 indica obesidade.
Quanto mais massa muscular, mais saudável o organismo está, e mais fácil é manter esse peso estável. Em homens adultos saudáveis o percentual de gordura adequado é entre 15 e 19%, e o de massa magra deve ser acima de 33%.
O percentual de gordura é estimado usando a somatória de todas as dobras que o protocolo pediu e depois disso esse valor é usando em uma equação que vai encontrar a densidade corporal e depois esse resultado da densidade corporal é usado em outra equação que vai enfim encontrar o percentual de gordura.
11 passos para diminuir seu percentual de gordura de forma eficiente