Viveiros e tanques são dois ambientes diferentes para a criação de peixes. Enquanto o viveiro é considerado mais próximo do ambiente natural dos animais aquáticos, por reproduzir de forma mais fiel o seu habitat, o tanque é artificial, por ser, em geral, revestido com outro material.
A Preparação do Viveiro com Lona para Tanque Escavado O tanque deverá ter fundo com declive – 1 metro na parte rasa e até 2 metros na parte profunda, permitindo completo escoamento do viveiro. O fundo deve ser regular para evitar formação de poças.
Como fazer o tanque:
A primeira delas é cavar um buraco no chão. No ponto de emenda e cimentar o buraco com as bordas das lonas enterradas. Outra possibilidade seria simplesmente sobrepor as lonas, deixando que o peso da água vede a junção entre os materiais.
Para o devido assentamento da lona, colocam-se pedras nos cantos do fundo. Quando houver degraus ou variações de nível, também deverão ser colocadas pedras nesses locais para que a lona não saia do lugar enquanto será preenchido com água.
O Loneiro possui lonas próprias para a confecção de lagos ornamentais que são resistentes à radiação solar e são conhecidas como Lona plástica 500 Micras PP/PE ( azul de um lado e preto do outro ). Nossas lonas são resistentes à radiação solar e aos rasgos.
Como fazer um lago artificial com lona em 6 passos
Produzida com material 100% impermeável e laminação de polietileno com tratamento anti-UV, as Lonas Kone são garantia de qualidade e maior vida útil. Sua utilização consiste em fazer a impermeabilização do lago artificial que está sendo construído, ou seja, para forrar o fundo do lago.
Manta PVC. A geomembrana de PVC (Policloreto de Vinila) é uma opção muito interessante na hora de impermeabilizar o lago ornamental. Ela tem uma ótima qualidade e possui um custo muito mais atraente que o do EPDM. Entretanto, a manta de PVC tem menor elasticidade, se comparada à EPDM.
A areia especial para lagos e piscinas naturais também é muito utilizada no fundo, deixando o lago bem claro e bonito, essa areia também é muito utilizada para fazer a montagem de mini prais, são piscinas naturais em formato de praias.
Veja como é fácil calcular as medidas da manta para definir o tamanho correto do seu lago ornamental: Comprimento da manta: Comprimento do lago + (2 x Profundidade do lago) + 0,2 metros. Então temos, 3 + (2 x 0,4) + 0,2 = 4 metros. Largura da manta: Largura do lago + (2 x Profundidade do lago) + 0,2 metros.
Localize o centro da lagoa e meça a profundidade nesse ponto. Multiplique o diâmetro da superfície pelo do fundo. Multiplique o total pela profundidade central.