Assim, esta cirurgia pode levar à perda de até 40% do peso inicial. Esta cirurgia é indicada no tratamento da obesidade quando o uso de outras formas mais naturais não apresentou qualquer resultado mesmo após 2 anos ou quando a pessoa já tem um IMC superior a 50 kg/m².
A perda de peso na primeira semana é de 800g a 1 kg/ dia, associando as alterações metabólicas das cirurgias à dieta hipocalórica. No final do primeiro mês, regularmente os pacientes perdem cerca de 8 a 12% de seu peso total.
Já no segundo mês a perda de peso média corresponde a 6% do peso inicial, passando a aproximadamente 4% no terceiro mês. Ou seja, em três meses terá perdido cerca de 20% do peso inicial.
Logo, é preciso manter uma alimentação regrada e saudável. Outro passo importante para evitar o reganho de peso após a cirurgia bariátrica é a prática de atividades físicas. Os exercícios além de serem importantes no processo de eliminação de peso, são fundamentais para a manutenção dele.
Pensando ainda na restrição alimentar provocada pela cirurgia: não faz sentido restringir ainda mais a ingesta alimentar sendo que o paciente vai perder peso decorrente da cirurgia. Então operou e logo em seguida quer optar pelo jejum intermitente? Não é indicado.
Para inserir o balão intragástrico, o estômago precisa estar íntegro, sem fibroses ou emendas cirúrgicas. Sendo assim, para pacientes que, após a realização da cirurgia bariátrica, tiveram reganho de peso, o tratamento com o Balão Intragástrico não é possível!