As veias espermáticas emergem da porção posterior dos testículos, recebendo tributárias do epidídimo: elas se unem para formar um plexo, o plexo pampiniforme, que forma a massa principal do cordão espermático. ...
O ducto deferente é um longo e fino tubo par, de paredes espessas, o que permite identificá-lo facilmente pela palpação. Apresenta-se como um cordão uniforme, liso e duro, o que o distingue dos elementos que o cercam.
Varicocele é a dilatação anormal das veias do plexo pampiniforme testicular. Existe uma associação direta entre varicocele e infertilidade masculina, muito embora 2/3 dos portadores de varicocele sejam férteis. A varicocele é a causa tratável mais comum de infertilidade masculina.
O urologista é o médico responsável pela avaliação médica do adolescente masculino, conseguindo diagnosticar a varicocele por meio do exame físico, de forma rápida e sem dor. O médico urologista avalia a bolsa testicular por meio da inspeção e de uma delicada palpação da bolsa testicular, com o paciente sempre de pé.
O calor em excesso nos testículos promovido pela varicocele gera um aumento na produção de radicais livres que não consegue ser combatido adequadamente pelos sistemas antioxidantes.
Sinais e sintomas
Fatores de risco. O cordão espermático é responsável por transportar o sangue para os testículos. A varicocele se forma quando as válvulas de dentro das veias do cordão impedem o fluxo adequando de sangue. Isso causa inchaço e alargamento das veias, formando as varizes, como ocorre nas pernas.
Recomenda-se, geralmente, repouso por cerca de uma semana após a cirurgia e o uso de suspensório de bolsa escrotal por um mês. Atividade física incluindo exercícios e esforço vai depender da recuperação individual. O impacto positivo na qualidade do sêmen pode demorar até seis meses.
As chances de gravidez após a correção também dependem de outros fatores envolvidos, inclusive relacionados à mulher. cirúrgico, e uma taxa de gravidez de aproximadamente 33 a 46%, em um período de até 12 meses após a cirurgia.
Este procedimento tem como objetivo interromper o fluxo de sangue que vai para a veia dilatada do testículo. Para isso, é feito um corte na virilha, onde é introduzido um cateter até à veia dilatada, sendo posteriormente injetadas partículas embolizantes, que bloqueiam a passagem do sangue.
Atividades físicas só podem ser retomadas 30 dias depois e a atividade sexual 7 dias após a cirurgia.
Após a correção cirúrgica da varicocele é esperado um período doloroso devido ao processo natural de cicatrização que envolve o cordão espermático. Diante disso , existe uma sensibilidade testicular mais exarcebada neste pós-operatório.
Tire todas as dúvidas durante a consulta online Em geral 1 semana é necessário, mas dependendo do tipo de trabalho e do esforço realizado, 15 dias é recomendável.
Tratamentos da Varicocele Cirurgia aberta: é um procedimento simples, normalmente realizado com anestesia espinhal (raqui ou peridural) e dura cerca de 50 minutos. O paciente costuma ter alta no dia seguinte a cirurgia. Cirurgia laparoscópica: é um procedimento mais complexo, feito sob anestesia geral.
A cirurgia para tratamento da varicocele pode ser realizada habitualmente pelo urologista e pelo cirurgião infantil. As indicações e a técnica utilizada depende de uma avaliação em consulta. Urologista podera te ajudar. Leve os exames.
Geralmente a cirurgia da hidrocele é feita com incisão na região escrotal (bolsa testicular) e não pelo canal urinário.
Em geral a correção da hidrocele é um procedimento de pequeno porte com retorno precoce às atividades. O mais importante é ter o retorno cirúrgico em torno de 1 semana para reavaliação do seu urologista e aí sim definir o tempo ideal de repouso para cada atividade. A média de recuperação pode variar entre 10 a 30 dias.
Essa condição é um acúmulo de líquido em torno do testículo dentro da bolsa testicular. Esse acúmulo líquido (hidrocele) ocorre devido a uma comunicação que normalmente existe entre a bolsa escrotal e a cavidade abdominal devido à patência do processo vaginal.
O tratamento da hidrocele testicular consiste na remoção do líquido acumulado na bolsa escrotal. Através de uma cirurgia, pratica-se uma excisão na túnica vaginal e por ela o fluido é drenado e as bordas da túnica são suturadas para prevenir um novo acúmulo.