Os componentes químicos da célula são classificados em inorgânicos (água e minerais) e orgânicos (ácidos nucléicos, carboidratos, lípides e proteínas). Deste total, 75 a 85% corresponde a água, 2 a 3% sais inorgânicos e o restante são compostos orgânicos, que representam as moléculas da vida.
As substâncias inorgânicas encontradas na célula são a água e os sais minerais. A água é a substância mais abundante em todos os seres vivos e é fundamental para sua sobrevivência, pois é um excelente solvente, além de atuar transportando substâncias e participando de reações químicas.
As células são consideradas as unidades estruturais dos seres vivos. Elas são formadas por substâncias inorgânicas, como a água e alguns minerais; e orgânicas: os carboidratos, lipídios, proteínas, vitaminas e ácidos nucleicos. De todas essas substâncias, a água é a mais abundante. ...
Células do Sangue
O corpo humano apresenta vários tipos de células, que são obviamente, diferentes das células de um vegetal. As células mais conhecidas do corpo humano são os glóbulos vermelhos (hemácias), glóbulos brancos (leucócitos) e a célula-tronco.
A maioria das células possui três partes principais: a membrana, o citoplasma e o núcleo. A membrana celular (ou membrana plasmática) é como a pele da célula. O citoplasma exerce muitas funções para manter a célula viva.
As células presentes nos seres vivos são classificadas em eucariontes e procariontes. A diferença entre elas é a estrutura celular. As procarióticas caracterizam-se por terem uma estrutura simples e a ausência de núcleo, enquanto as eucarióticas têm um núcleo definido e uma estrutura complexa.
De uma maneira geral, a reprodução pode estar dividia em dois tipos: sexuada e assexuada. A reprodução é uma das características gerais dos seres vivos. Ela é fundamental para a preservação da espécie, mas não é necessária para a sobrevivência do indivíduo.
De forma geral, existem dois tipos de reprodução: a assexuada e a sexuada.
Na espécie humana, a reprodução é sexuada, dependendo para tanto, da união de duas células: óvulo (feminino) e espermatozóide (masculino). Esse tipo de reprodução é o mais importante sob o ponto de vista evolutivo, pois reúne em um mesmo descendente (filho), fatores originários de dois indivíduos (pai e mãe).
Todos os seres vivos são constituídos por células que podem ser de dois tipos básicos: procariontes e eucariontes. As Células eucariontes apresentam duas partes bem distintas, o citoplasma e o núcleo, entre as quais as moléculas transitam nos dois sentidos.
o corpo humano apresenta vários tipos de células,que são obviamente, diferente das células vegetal. As células mais conhecidas do corpo humano são os glóbulos vermelhos ( HEMÁCIAS) , glóbulos brancos (LEUCÓCITOS) Célula-tronco. *AS HEMÁCIAS, OU GLÓBULOS VERMELHO, SÃO RESPONSÁVEIS PELO TRANSPORTE DE OXIGÊNIO.
O que são as células haploides Como exemplo de organismos haploides destacamos os gametas, ou seja, os espermatozoides e os óvulos. Os gametas possuem 23 cromossomos para que, quando eles se unam na fecundação, sejam duplicados e assim apresentem os 46 cromossomos.
Uma célula que têm o conjunto completo é o Genoma.
Esses trechos de DNA são o que chamamos de genes. Existem três tipos de RNA: mensageiro (RNAm), ribossômico (RNAr) e transportador (RNAt).