Iodofor diluído é frequentemente usado por fabricantes domésticos de vinho e bebidas fermentadas diversas para a sanitização de equipamento e garrafas. Sua maior vantagem sobre outros sanitizantes é que quando usado em proporções adequadas sublima-se diretamente da solução a gás, e então não deixa resíduos.
Efeito residual:nenhum • Vantagens: rápida ação e baixo custo. Desvantagens: ressecamento da pele do profissional em uso repetido, inativação do antisséptico na presença de matéria orgânica, volátil e inflamável.
Antisséptico se refere a tudo o que for utilizado no sentido de degradar ou inibir a proliferação de micro-organismos presentes na superfície da pele e mucosas. São substâncias usadas para desinfectar ferimentos, evitando ou reduzindo o risco de infecção por acção de bactérias ou germes.
O antisséptico é aplicado na pele antes de qualquer tipo de cirurgia para proteger contra quaisquer micro-organismos nocivos; Tratamento de infecções de pele.
Descrição O Hertz Antisséptico contém cloreto de benzetônio - um antisséptico, que limpa a pele lesionada e combate bactérias - e cloridrato de lidocaína, um anestésico local, que bloqueia temporariamente o impulso nervoso, aliviando a dor de pequenos ferimentos ou cortes, arranhões ou pequenas queimaduras.
Álcool etílico é usado como antisséptico e desinfetante. A concentração ideal é de 70%. Age rapidamente sobre bactérias vegetativas (inclusive micobactérias), vírus e fungos, mas não é esporicida. Por isso não se recomenda para esterilização, apenas para desinfecção de superfícies e antissepsia de pele.
O digliconato de clorexidina é um antisséptico químico, antifúngico e um bactericida capaz de eliminar tanto bactérias gram-positivas quanto bactérias gram-negativas. Entretanto mostra-se menos eficaz com os microrganismos gram-negativos. Também é um bacteriostático, impedindo a proliferação de bactérias.