Segundo a crença popular, nos dias 1 e 2, chamados de Días de Muertos, os mortos têm permissão divina para visitar parentes e amigos. Por isso, as pessoas enfeitam suas casas com flores, velas e incensos, e preparam as comidas preferidas dos que já partiram.
O Festival Qingming é um tradicional festival chinês para reverência aos mortos, realizado no início do mês de abril. É também conhecido como o dia da limpeza dos túmulos.
O Confucionismo e o Taoísmo são consideradas religiões chinesas, mas ambas começaram como filosofias. Confúcio, do mesmo modo que seus sucessores, não deu importância aos deuses e se voltou para a ação. Por sua vez, os taoístas apropriaram-se das crenças populares chinesas e da estrutura do budismo.
Ao contrário do Dia dos Finados, que é celebrado no Brasil em 2 de novembro, o Dia dos Mortos é uma divertida e animada festa, pois as pessoas vão visitar os túmulos dos que já partiram, acendem velas, oferecem flores, preparam altares e festejam com música e comida. ...
A data em que o Dia dos Mortos é comemorado origina-se da cultura asteca, que a celebrava no 9º mês do calendário solar. O culto era sempre presidido pela Dama da Morte, da qual foi tirada a imagem de La Catrina, esposa de Mictlantecuhtli, o rei dos mortos.
O Dia de Finados no México é celebrado de maneira diferente do Brasil. Os mexicanos prestam homenagens a seus parentes mortos com festa regada a bolos, doces e muita música.
Santa Muerte é uma figura sagrada venerada no México, provavelmente um sincretismo entre crenças católicas e mesoamericanas. A cultura mexicana mantém desde a era pré-colombiana uma certa reverência em relação à morte, manifestada em celebrações sincréticas como o Dia dos Mortos.
o cristianismo
La Catrina de los toletis, na cultura popular mexicana, é a representação do esqueleto de uma dama da alta sociedade. É uma das figuras mais populares da Festa do dia dos mortos no México. A palavra catrina é a variante feminina da palavra catrín, que significa dândi em espanhol.
Em japonês, gueixa significa “praticante da arte” Era – e é – bastante regrada, com um treinamento rigoroso para que elas desempenhem com perfeição sua função.
Tutorial de make: aprenda a fazer uma caveira mexicana autêntica!
A festa do Halloween faz referência ao Dia de Todos os Santos e, simultaneamente, ao dia de finados. Geralmente o Halloween é mais difundido em países de língua anglo-saxônica; os países de língua hispânica não celebram essa festa e sim o Dia dos Mortos.
Samhain
O Halloween, comemorado no dia 31 de outubro, é o dia em que muitos se vestem com suas fantasias horripilantes, decoram suas casas e participam de festividades. Nos Estados Unidos, o feriado movimenta o país inteiro, por isso você vai conhecer hoje as principais tradições do Halloween por lá.
Halloween
A brincadeira de “doces ou travessuras” vem de um costume europeu em que no dia de Finados , os cristãos saiam em busca de “soul cakes” (bolos de alma) para dedicar aos falecidos. A cada bolo ganhado, a pessoa fazia uma oração para parente finado do doador.