O Estado Liberal de Direitoapresenta as seguintes características: a) submissão absoluta à lei formal, elaborada pelo Poder Legislativo; b) separação ou divisão de Poderes; e c) garantia aos direitos individuais assegurados em lei.
art. 23 da Lei nº 11.
Bom resumidamente o liberalismo é uma teoria idealizada por Adam Smitch,onde o estado não deve interferir na economia. Já o absolutismo é totalmente ao contrario onde afirmava ser o próprio estado.
Historicamente isto aconteceu com força em nosso país na década de 1990, quando uma série de empresas e setores econômicos, como o da aviação e o das telecomunicações, foram privatizados. Tais mudanças foram acompanhadas de uma piora nos serviços públicos, mas também por uma maior competitividade da nossa economia.
Resposta. O neoliberalismo prega a política do estado mínimo, somente para evitar o agravamento das crises. No Brasil essa política ganha destaque com Fernando Collor e Fernando Henrique Cardoso com as privatizações.
Em poucas palavras, percebe-se que o neoliberalismo é um conjunto de idéias políticas e econômicas capitalistas que defende a não participação do estado na economia. ... No discurso neoliberal, a educação deixa de ser parte do campo social e político para ingressar no mercado e funcionar a sua semelhança.
A educação orientada pelas diretrizes neoliberais, de mercado, desloca-se do campo social para o político econômico. ... Assegura que o mundo empresarial tem interesse na educação porque deseja uma força de trabalho qualificada, apta para a competição no mercado nacional e internacional.
Os impactos do neoliberalismo na Política Educacional Brasileira. ... O fundamento dessa política é reduzir a sociedade a um conjunto de consumidores. Por isso, o indivíduo não está referido à sociedade, mas ao mercado e a Educação não passa a ser mais um direito social e subjetivo, mas sim um serviço mercantil.