Na fase esporulada, as bactérias não realizam atividade biossintética e reduzem sua atividade respiratória. Nesta fase também não ocorre a multiplicação e crescimento bacteriano. As bactérias podem permanecer vivas na forma de esporos durante anos, se mantidos a temperaturas usuais e em estado seco.
Esporulação → forma de reprodução adaptada por algumas plantas inferiores (briófitas e pteridófitas), algas e fungos multicelulares, produzindo células diplóides denominadas esporos. Divisão binária (bipartição ou cissiparidade) → processo em que uma célula se divide em duas, por mitose.
Regeneração em biologia é a recomposição das partes de um indivíduo perdidas durante o processo de reprodução assexuada, no qual parte(s) de um indivíduo da(ão) origem a outro(s) indivíduo(s). ... Ocorre comumente em vegetais, algas, entre outros.
Os métodos conhecidos de reprodução podem agrupar-se, genericamente, em dois tipos: reprodução assexuada e reprodução sexuada. No primeiro caso, um indivíduo reproduz-se sem que exista a necessidade de qualquer partilha de material genético entre organismos.
Resposta. Resposta: A estaquia/estacaria é um método de reprodução assexuada de plantas, que consiste no plantio de pequenas estacas de caule, raízes ou folhas que, plantados em um meio úmido, desenvolvem-se em novas plantas.
Depois da estaquia, a enxertia é a técnica mais usada para a propagação de espécies arbóreas e arbustivas. É uma técnica complexa que consiste em implantar uma parte viva da planta que se quer propagar (cavaleiro) em uma parte de outra planta que esteja enraizada (cavalo).
A propagação vegetativa artificial é um tipo de reprodução vegetal que é realizada através de meios artificiais envolvendo intervenção humana. Os tipos mais comuns de técnicas reprodutivas vegetativas artificiais envolvem estaquia, enxertos e cultura de tecidos.
Propagação Vegetativa Natural Os caules modificados costumam ser a fonte de propagação vegetativa das plantas. As estruturas vegetais vegetativas que surgem dos caules das plantas incluem rizomas, corredores, bulbos, tubérculos e rebentos . Os tubérculos também podem se esticar desde as raízes.