A cirurgia gengival (ou operação) tem como finalidade recobrir a porção de raiz exposta consequente da retração gengival, e poderá ser efetuada através de reposicionamento gengival ou através de enxerto de tecidos moles (associado ou não a enxerto ósseo).
De acordo com o dentista Leonardo Costa, tanto a falta de higiene bucal quanto a escovação praticada de forma incorreta podem ser responsáveis por isso. Movimentos muito bruscos na hora de limpar os dentes, ou até mesmo a aplicação de uma força exagerada, podem gerar traumas na região da gengiva.
Quando um dente dói, é sinal de que algo não está bem. Às vezes, pode ser um problema de fácil solução, como uma pequena cárie ou um leve trauma. Outras vezes, pode ser algo que inspire maiores cuidados, como uma polpa inflamada ou um abscesso.
Valores normais: Tempo de coagulação 5 a 15 minutos. Retração: inicia 1 hora após haver coagulado, observando se uma retração de 50 %. Valores anormais: Hiperfibrinogenemia, anemia, fibrinólise secundaria. Tempo de coagulação prolongado: deficiência de fatores da coagulação, presença de anticoagulantes.
Após a extração de um dos dentes permanentes, a boca formará um coágulo sanguíneo no local de onde o dente foi removido. Esse coágulo é vital pois ajuda a proteger as terminações ósseas e neurais na cavidade vazia do dente.
O tratamento da alveolite assenta fundamentalmente numa terapia medicamentosa (medicação ou remédios), nomeadamente com anti-inflamatórios e antibióticos, juntamente com manobras de manipulação anti-infeciosa do alvéolo por parte do médico dentista (desinfeção), associadas a um aumento dos cuidados de higiene oral por ...
Inflamação após extração de dente — precauções que podem ajudar!