O presente artigo faz uma reflexão sobre as três concepções de linguagem: 1) A linguagem como expressão do pensamento, 2) A linguagem como instrumento de co- municação, 3) A linguagem como processo de interação verbal.
Discurso é o conjunto de afirmações que, articuladas através da linguagem, expressam os valores e significados das diferentes instituições (religiosas, políticas, mercadológicas, educacionais, etc.). Texto é a realização verbal, não-verbal ou sincrética na qual se manifesta o discurso.
Por que é importante, para o ensino da língua escrita, ter uma concepção clara de linguagem? A forma como concebemos determinado produto ou processo da re- alidade que tomamos como objeto de ensino-aprendizagem influi deci- sivamente no modo como encaminharemos nossa prática pedagógica.
O aprendizado com a linguagem se dá por meio do uso que fazemos dela na interação (oral ou escrita) que estabelecemos com o outro. Ao contrário das concepções anteriores, esta concepção situa a linguagem como um lugar de interação humana, como o lugar de constituição de relações sociais.
3. Por que a concepção naturalista (inatista, biologicista) diminui a importância do processo de ensino-aprendizagem? Porque, ao partir da compreensão de que a linguagem é inata, essa concepção considera que o desenvolvimento é espontâneo e, por isso, reduz a atividade pedagógica ao simples estímulo.
A teoria interacionista defende que a aquisição da linguagem provém da interação do programa mental do aprendiz com a linguagem realizada pelo aprendiz e um interlocutor. ... Trocar experiências de mundo é uma maneira de manobra tática e deve ser analisada como um modo explícito de interação.
É a capacidade humana de unir a linguagem ao pensamento para organizar a realidade. Para Vygotsky, o pensamento deixa de ser biológico, como o dos primatas, para se tornar histórico-social, diferenciando o homem dos outros animais. Sua principal marca é a construção dos significados das palavras.
São contribuições da teoria de Vygotsky, EXCETO: a) o desenvolvimento cognitivo para Vygotsky é a transformação das relações sociais em funções mentais, ou seja, é na interação social que o desenvolvimento cognitivo é construído.