O restabelecimento de sociedade conjugal pode ser feito por escritura pública, ainda que a separação tenha sido judicial. Neste caso, é necessária e suficiente a apresentação de certidão da sentença de separação ou da averbação da separação no assento de casamento. (Resolução 35 CNJ) Art. 49.
Caso a sentença tenha sido proferida, mesmo que não averbada, o divórcio não pode ser anulado. A averbação apenas oficializa/registra algo existente e determinado, ela não determina a situação. Uma vez que o casamento tenha sido legalmente extinto, em caso de desistência do casal, é necessário um novo matrimônio.
O divórcio é um ato definitivo, segundo a legislação. Por isso, após a sua homologação não existe a possibilidade de se voltar atrás. ... Já no caso do divórcio existe a dissolução total do vínculo matrimonial. Por isso que, somente após ele o ex-cônjuge pode se casar novamente.
Como já explicado, a sentença ou escritura pública de divórcio só pode ser anulada por determinados vícios (erros irreparáveis). Uma vez divorciados, somente um novo casamento poderá unir formalmente as partes em novo vínculo conjugal.
Faça perguntas difíceis. Antes de colocar um ponto final, observe se não está tirando conclusões precipitadas. Avalie como anda a relação e para onde ela está se encaminhando. Reflita sobre como você se sente emocionalmente e tente descobrir o mesmo no que diz respeito ao seu parceiro antes de se afastar da relação.
Como superar
Há muita variação de uma pessoa para outra, mas Brown diz que os sentimentos dolorosos geralmente desaparecem ao longo de cerca de seis meses a dois anos. A dor é natural porque o rompimento afeta um sistema básico que nos permite manter conexões significativas com outras pessoas.
Passar pelo fim de um relacionamento nunca é fácil, principalmente quando o casal já está junto há alguns anos. Tanto em namoros ou em casamentos, geralmente, há sofrimento de ambas partes. ... O sofrimento também faz parte do processo, e precisa ser passageiro, segundo ela.
Dicas
A pessoa que termina sofre sim. Ter dúvidas sobre alguma coisa, atormenta a maioria das pessoas, imagine se você as tem sobre o futuro de sua relação. Deixar a pessoa que você tem ao lado pode causar uma mudança de 180 graus em sua vida, e por isso é normal ter dúvidas e medos a respeito de se tomar a decisão.
Então, em resumo, podemos dizer que a mulher sofre muito com o fim do relacionamento, mas por pouco tempo; já o homem sofre de maneira mais branda, mas por muito mais tempo. Além dessas informações, Morris nos chama a atenção para o fato de que as mulheres têm mais a perder quando estão com o parceiro errado.