Como o nome já diz, o revanchismo pregava uma "revanche" dos franceses contra os alemães. A principal motivação para o Revanchismo francês foi a cessão do território de Alsácia-Lorena para a Alemanha como consequência da derrota francesa na Guerra Franco-Prussiana.
A França e a Alemanha foram rivais por motivos políticos e econômicos, em um século marcado pelo Imperialismo.
A França temia a Inglaterra, já que os ingleses possuíam a maior frota de navios comerciais da época, o que tornou a relação entre ambos intensa, e que representava um perigo para o comércio Inglês.
O Revanchismo francês foi um movimento político ocorrido na França com início em 1870, quando o país foi obrigado a ceder a Alsácia-Lorena (região rica em carvão e ferro) ao recém unificado Império Alemão (que tinha interesse na região pois havia também grande cultura alemã no local), após a derrota francesa na Guerra ...
A França alimentava em relação à Alemanha um forte sentimento de revanchismo, por causa da humilhante derrota sofrida na Guerra Franco-Prussiana de 1870-71, e desejava recuperar a região da Alsácia-Lorena, perdida para os alemães naquele conflito.
Tratado assinado entre a França e a Inglaterra no dia 3 de setembro de 1783 e que pôs fim à guerra da independência dos Estados Unidos da América.
Pelas Cláusulas de Segurança, a Alemanha foi totalmente desarmada, proibida de fortificar ou alojar tropas na margem esquerda do Reno; obrigada a reduzir os efetivos militares (100 mil homens, entre oficiais e soldados) e extinguir o serviço militar obrigatório (alistamento voluntário); o país teve suspensa a marinha ...
Essa estagnação se deu porque os países não puderam combater corporalmente, em decorrência do grande número de armamentos utilizados na Guerra, os quais eram expressões do avanço tecnológico vivido após a Revolução Industrial. Com a rendição desses países, portanto, foi declarado o fim da Primeira Guerra Mundial.
Os termos impostos à Alemanha incluíam a perda de uma parte de seu território para um número de nações fronteiriças, de todas as colônias sobre os oceanos e sobre o continente africano, uma restrição ao tamanho do exército e uma indenização pelos prejuízos causados durante a guerra.
O Tratado de Versalhes (1919) foi um tratado de paz assinado pelas potências europeias que encerrou oficialmente a Primeira Guerra Mundial. ... Na Alemanha o tratado causou choque e humilhação na população, o que contribuiu para a queda da República de Weimar em 1933 e a ascensão do Nazismo.