As sete leis herméticas
Hermetismo ou hermeticismo é o estudo e prática da filosofia oculta e da magia associados a escritos atribuídos a Hermes Trismegisto, "Hermes Três-Vezes-Grande", uma deidade sincrética que combina aspectos do deus grego Hermes e do deus egípcio Thoth. ... Recentes estudos associam a filosofia de Hegel com o hermetismo.
O Princípio de Correspondência "O que está em cima é como o que está embaixo, e o que está embaixo é como o que está em cima." Existe uma correspondência entre as leis e fenômenos de todos os planos de existência e de vida. O microcosmo humano é governado pelas mesmas regras que o macrocosmo universal e vice-versa.
adjetivo Relativo a cifra. Linguagem cifrada, modo de expressão que utiliza cifras, termos convencionais que permitem assegurar o segredo das correspondências.
advérbio De modo hermético, completamente fechado, vedado, selado: embalagem hermeticamente fechada.
Linguagem erudita. É um tipo de linguagem que implica conhecimento e um tanto preciosa e rebuscada, atualmente o seu uso quase que restringe aos pesquisadores da linguagem e os linguistas. A linguagem da bíblia dos cristãos é um bom exemplo.
Excessivamente formal, com muitos termos técnicos, que demonstra um vocabulário refinado e amplo. Linguagem normal: O juiz não aceitou a argumentação do réu de que cometeu o crime por engano.
A língua coloquial, por ser descontraída, relaciona-se com a fala (língua oral), enquanto a culta, com a escrita.
Como garantir a fala correta em qualquer situação
A linguagem coloquial é normalmente empregada em situações informais de interlocução, em eventos de fala do nosso cotidiano. ... A linguagem coloquial é empregada em situações informais, com os amigos, familiares e em ambientes e/ou situações em que o uso da norma culta da língua possa ser dispensado.
A linguagem formal é aquela que usamos em situações mais formais, sendo marcada pelo uso da norma culta. É utilizada em situações profissionais, acadêmicas ou quando não existe familiaridade entre os interlocutores, ou seja, em situações que exigem mais seriedade.
Para garantir que você está utilizando a linguagem formal nos seus textos, siga as dicas a seguir:
Toda pessoa merece respeito e cordialidade. Palavras como “Prezado” no início do corpo de um e-mail formal são importantíssimas para demonstração de respeito. Além disso, no e-mail formal, deve-se colocar um cumprimento de acordo com o cargo do destinatário, como por exemplo Dr(a). ou Sr(a).