É durante a fotossíntese que ocorre uma série de reações químicas que transformam, através da energia solar, substâncias inorgânicas (água e gás carbônico), em orgânicas (glicose), produzindo o alimento necessário para a sobrevivência da planta, além de ser fonte de energia para os animais.
São conhecidos como seres produtores, pois produzem seu próprio alimento. Exemplo: plantas e algas. A fotossíntese consiste no processo realizado por organismos produtores, em especial pelas plantas, onde pode-se observar a captura de energia solar e sua respectiva transformação em energia química.
As plantas conseguem produzir seu próprio alimento porque têm a capacidade de produzir energia a partir de um processo chamado de fotossíntese. Na fotossíntese, gás carbônico e água são combinados sob a ação da energia da luz solar, produzindo glicose e água.
Os seres vivos obtêm energia por meio do alimento. Há uma relação entre os diferentes seres vivos e a forma como se alimentam. Um exemplo: os vegetais usam a energia da luz do sol para produzir o próprio alimento; um rebanho de bois se alimenta dos vegetais; as pessoas se alimentam dos vegetais e da carne do boi.
Resposta. Muitos chamam de carniceiros, mas, a denominação oficial, chama-se necrófagos. Exemplo de um animal necrófago: urubu.
Resposta. os fungos e bactérias! espero ter ajudado!
Nos ambientes naturais, ocorre um tipo de reciclagem feito por diversos organismos que se alimentam de plantas e animais mortos e também de fezes e urina. Os principais organismos que realizam esse trabalho são as bactérias e os fungos (ou cogumelos). São esses organismos que fazem uma fruta apodrecer, por exemplo.
Em biologia chamam-se detritívoros, saprófagos ou necrófagos os animais que se alimentam de restos orgânicos (plantas ou, animais mortos), reciclando-os e retornando-os à cadeia alimentar para serem reaproveitados pelos demais organismos vivos.
Urubu, camarão e garça. ... Junto de tatus e hienas, urubus e camarões são classificados como necrófagos ou detritívoros. São chamados assim porque se alimentam de animais mortos, em estágio pouco avançado de decomposição.
O fato é que os detritívoros, como urubus, minhocas, garças e os besouros “rola-bostas”; ao se alimentarem da matéria morta, além de “limparem o ambiente”, impedindo a proliferação demasiada de formigas, moscas, bactérias e demais organismos com grande potencial de provocar doenças, permitem com que os nutrientes ali ...
Os decompositores são importantes pois são responsáveis pelo equilíbrio de nutrientes na natureza e agem fazendo a reciclagem dos nutrientes. Organismos consumidores e produtores necessitam de nutrientes para sobreviver e por isso estão sempre consumindo nutrientes da natureza até sua morte.
Resposta. Os compositores tem participação importante na cadeia alimentar, pois eles são organismos heterótrofo que degradam a matéria orgânica contida nos consumidores e produtores, liberando para o meio ambiente minerais que podem novamente ser utilizados pelos produtores.
Os consumidores, como o próprio nome indica, são seres vivos que se alimentam de outros seres vivos para conseguirem a energia e os nutrientes necessários para sua sobrevivência.