Falar de prática docente em sala de aula é falar de um saber-fazer do professor repleto de nuances e de significados. Implica falar que os professores possuem saberes profissionais cheios de pluralidade (TARDIF, 2000) que vêm à tona no âmbito de suas tarefas cotidianas.
O professor tem a responsabilidade de preparar o aluno para se tornar um cidadão ativo dentro da sociedade, apto a questionar, debater e romper paradigmas. Vamos destacar o 6º item do artigo 13 da LDB nos PCNs (Ensino Médio p. ... O educador portanto deve ser a ponte entre, o aluno e o conhecimento.
O professor é considerado um dos principais agentes transformadores na sociedade, e tem como papel ensinar mas também aprender e compreender como a sociedade tem se moldado, os costumes e hábitos das novas gerações.
A figura do professor dentro da sala de aula é fundamental para auxiliar o desenvolvimento dos alunos, guiá-los e incentivá-los na busca pelo conhecimento. E além do próprio interesse, é também a partir da maneira de ensinar do educador que o aluno pode ou não sentir-se mais receptivo a aprender o conteúdo.
Outra importante função do professor consiste em fomentar, dentro da sala de aula, o espírito de grupo e de pertencimento dos alunos. Esse sentimento deve estar presente para estimular o engajamento dos estudantes nos estudos e também na vida social escolar como um todo.
Na relação professor/aluno a educação é centralizada no aluno e o professor e é quem garantirá um relacionamento de respeito. ... Conforme Matui (1998), a escola tecnicista, baseada na teoria de aprendizagem, vê o aluno como depositário passivo dos conhecimentos, que devem ser acumulados na mente através de associações.
A interação professor-aluno não pode ser reduzida ao processo cognitivo de construção de conhecimento, pois se envolve também nas dimensões afetivas e motivacionais. Freire (1996, p. 96) aponta que: O bom professor é o que consegue, enquanto fala trazer o aluno até a intimidade do movimento do seu pensamento.
O professor inicia a relação professor-aluno na EAD e possui habilidades tecnológicas e de comunicação para implementar efetivamente a educação à distância. ... O professor fornece ambiente, materiais e orientação para a aprendizagem colaborativa, grupos de discussão interativos, aprendizado individual e pesquisa.
Os resultados encontrados na pesquisa mostram a necessidade de se implantar cursos a distância que garantam um canal de comunicação eficiente, privilegiando, assim, a interação entre alunos e professores. Essa interação, por sua vez, será o que propiciará um ensino de qualidade.
Introdução. Existem diversos fatores que podem interferir negativa ou positivamente no processo de aprendizagem do aluno. Entre eles, destacam-se aspectos ambientais, econômicos, sociais, afetivos, psicológicos, emocionais e familiares.
A dificuldade de aprendizagem pode estar relacionada com inúmeros fatores, tais como: a metodologia utilizada, os métodos pedagógicos, o ambiente físico e até mesmo motivos relacionadas com o próprio aluno e seu contexto de vida.
O desenvolvimento e crescimento humano podem ser afetados por diversos fatores e/ou condições. Este comprometimento pode ocorrer tanto no período pré quanto pós-natal e são oriundos de fatores internos e externos. Entre os fatores internos estão as influências genéticas e as condições maternais do ambiente pré- natal.
Esta área de conhecimento da psicologia estuda o desenvolvimento do ser humano em todos os seus aspectos: físico-motor, intelectual, afetivo-emocional e social – desde o nascimento até a idade adulta. O desenvolvimento humano refere-se ao desenvolvimento mental e ao crescimento orgânico.