crossorigin="anonymous">
Piquetes: Tem por finalidade a materialização de um ponto topográfico, sendo cravado no solo, ficando apenas 3 cm ou 5 cm para fora, sem possíveis movimentos laterais. São de madeiras com seção transversal quadrada e comprimento de 15 a 30 cm. Com o piquete marca-se um ponto de partida aleatório.
A topometria pode ainda se subdividir em duas classes: planimetria e altimetria: planimetria: medição dos ângulos e das distâncias no plano horizontal, em uma perspectiva com visada “do alto” da área; altimetria: medição dos ângulos e distâncias verticais, apresentando as diferenças de nível e altitude.
Estacas Testemunhas: São utilizadas para facilitar a localização dos piquetes, indicando a sua posição aproximada; Cravadas próximas ao piquete; Comprimento variável de 15 a 40cm; Chanfradas na parte superior para permitir uma inscrição, indicando o nome ou número do piquete.
A unidade retilínea de comparação empregada denomina-se de Diastímetro, que são todos e quaisquer instrumentos utilizados nas medições diretas de distâncias. A Distância Horizontal (DH) é o alinhamento em um plano horizontal, que passa por dois pontos, segundo sua projeção horizontal.
A precisão dos instrumentos foi obtida usando os valores coletados, utilizando para tal o programa DataGeosis, a precisão da trena laser é da ordem de 1:10.
O uso da trena é bem simples e intuitivo. Basta prender ou segurar a ponta da fita em um dos lados do objeto/parede que deve ser medido, e depois esticar a fita até a outra extremidade.
Para realizar a medição da folga do encosto fixe na morsa, entre os mordentes, a fita de aço da trena, fixando os mordentes sobre os rebites que fixam o encosto na trena. Meça com os medidores internos do paquímetro a distância entre a superfície interna do encosto, sem segurá-lo, e a borda do mordente da morsa (F).
Alexis Lavigne
Um dos equipamentos mais usados por profissionais e amadores de diversas áreas — como eletricistas, pedreiros, engenheiros, entre tantos outros — é a famosa trena. Também conhecida como fita métrica, esse apetrecho é útil em diversas etapas do trabalho com obras, reformas e até marcenaria.
Foi inventada pelo matemático inglês William Oughtred, em 1622, baseando-se na tábua de logaritmos que fora criada por John Napier pouco antes, em 1614. Apesar da semelhança com uma régua, é uma régua com propriedades logarítmicas.
Régua é um instrumento utilizado em geometria, próprio para traçar segmentos de reta e medir distâncias pequenas. Também é incorporada no desenho técnico e na Engenharia. É composta por uma lâmina de madeira, plástico ou metal e pode conter uma escala, geralmente centimétrica e milimétrica.