A Hematêmese consiste em vômito de cor escurecida, com partículas semelhantes a grãos de café ou vômitos com eliminação de sangue vivo. Os sinais clínicos de hipotensão, taquicardia, taquipneia, e síncope aparecem.
O vômito com sangue, cientificamente chamado de hematêmese, é a saída de sangue não digerido pela boca e pode acontecer devido a qualquer alteração envolvendo os órgãos constituintes do trato gastrointestinal, como estômago, esôfago e garganta, por exemplo.
Vomitar sangue durante a gravidez indica um problema de saúde grave. O corpo está a avisá-la que existe um estado de inanição e desidratação significativo. Também pode estar a avisar que o seu corpo necessita de nutrientes, que tem uma intoxicação alimentar ou que tem tensão alta na gravidez.
Devido às mudanças hormonais da gravidez, a mucosa (capa que entra em contato com o ar) do aparelho respiratório superior se congestiona, gerando uma sensação de “nariz entupido”, mudanças na percepção de odores e sangramento espontâneo.
O vômito amarelo ou verde normalmente não representa situações graves, podendo ser apenas indicativo de que o estômago está vazio, por exemplo. Porém, quando acompanhada por outros sintomas ou quando é muito frequente pode significar graves problemas de saúde, sendo importante ir ao médico.
O maior motivo é o aumento na produção da progesterona. Nos três primeiros meses, esse hormônio é gerado principalmente no ovário. Ele evita que o corpo rejeite o feto e aumenta o endométrio, tecido interno do útero que, se não estiver bem desenvolvido, pode provocar um aborto espontâneo.
Enjoos e mal-estar são comuns durante a gravidez, mas quando a vontade de vomitar ocorre com muita frequência e de maneira incontrolável, causando perda de peso e desidratação, é classificada como hiperêmese gravídica.
Quando começam os enjoos? Normalmente, os enjoos podem começar em torno da 5ª ou 6ª semana de gestação, mas nada impede que eles ocorram antes ou depois desse período. Há ainda aquelas mulheres que não apresentarão nenhum desses sintomas, como náuseas ou tonturas.
Veja algumas dicas para se livrar do problema:
Quando as gestantes se queixam de enjoos, nós ficamos felizes”, diz o obstetra Abner Lobão, da Universidade Federal de São Paulo. E uma revisão de dez estudos acaba de confirmar que esse clássico sintoma da gravidez é, de fato, benéfico para a saúde do bebê.
Alimentos permitidos na intoxicação alimentar
Por isso, os alimentos mais recomendado incluem:
O que comer
Fazer refeições leves. As refeições devem ser leves e de fácil digestão para evitar as náuseas, vômitos e diarreia, devendo-se optar por alimentos cozidos e grelhados, dando preferência a caldos, frutas, como maçã cozida e banana, legumes, como cenoura ou abobrinha cozida ou carnes brancas como frango.
Remédios para diarreia: o que tomar