Mito (do grego mythós) é uma narrativa fantástica que possui o objetivo de explicar a origem de tudo aquilo que existe e é considerado importante para um determinado povo. A reunião dessas narrativas forma um conjunto de explicações sobre o mundo chamada de mitologia.
Resposta. A função do mito é a narrativa de acontecimentos que marcaram a gênese (nascimento) do mundo, assim como também narrar como será um possível fim do mundo, ou como surgiram tais costumes, sejam alimentares, rituais, etc. Todas as crenças, povos e gerações possuem seus mitos.
O mito explica a origem do Universo e dos seres por meio das relações ou rivalidades entre as divindades, enquanto a filosofia como o resultado de causas naturais, racionais e impessoais.
Podemos considerar que o mito apresenta algumas funções típicas . ... O mito recuperado do cotidiano do homem contemporâneo, não se apresenta com a abrangência que se fazia sentir no homem primitivo. Os mitos modernos não abrangem mais a totalidade do real como ocorria nos mitos gregos, romanos ou indígenas.
Mitos primitivos sao historias fantasiosas. O mito entre os povos primitivos é uma forma de situar no mundo,isto é, de encontrar o seu lugar entre os demais seres da natureza.
Resposta. Resposta:Atraves do contato com outras culturas que os gregos passaram a ter , a vida em sociedade na polis e por eles nao terem uma religião fixa e predominante.
A visão de mundo mítica é uma maneira de apreciar o mundo, o espaço e o cosmos que as culturas mesoamericanas antigas tinham antes da época da conquista européia. Essa visão foi uma tentativa de entender como o mundo funcionava e tudo ao seu redor, incluindo as forças do universo.
Místico se refere, principalmente, ao caráter de mistério de algo, ou seja, ao caráter misterioso, espiritual e simbólico de algo. Mítico se refere ao caráter de mito de algo, ou seja, ao caráter fantástico e lendário de algo.
O declínio da explicação mítica se dá na Grécia Antiga. ... Nesse meio tempo, surge a escrita na Grécia Antiga, a invenção da moeda e uma série de outros fatores que facilitaram o surgimento da Filosofia. O início da Filosofia foi marco para o declínio do pensamento mítico do mundo.