Os instrumentos à disposição do governo para tentar estabilizar a economia são as políticas monetária, fiscal e cambial. A política monetária é primariamente dirigida para influenciar a taxa de juros da economia.
política monetária: controle da quantidade de moeda na economia; política fiscal: manter o equilíbrio entre receitas (arrecadações) e gastos públicos; política cambial: administrar as taxas de câmbio.
Enquanto nas políticas fiscais a redução da taxa de juros gera um auxilia a conter a inflação, na monetária gera um aumento de demanda que faz com que a inflação cresça, por exemplo. Já para as políticas cambiais, o foco central são operações e taxas de câmbio.
Assim, a Política Fiscal é usada para conter a recessão e controlar a inflação, buscando contribuir com a estabilidade e o desenvolvimento econômico sustentável do país.
A política fiscal, ou política orçamental, é um tipo de política econômica em que o governo manipula suas receitas ou despesas, numa tentativa de se obter a estabilidade econômica. ... Uma outra política econômica que pode atuar em conjunto para a melhoria da economia é conhecida como política monetária.