as principais consequências são guerras entre povo inimigos, luta pelo poder da região, disputa por recursos naturais, poucos investimentos nessa área para o bem estar da população.
Resposta. Resposta: Consequências – Conflitos violentos motivados por diferenças étnicas, perda da identidade, expropriação...
As fronteiras estabelecidas entre os Estados africanos obedeceu aos interesses dos colonizadores e não levou em consideração as diferenças étnicas ou linguísticas. Essas fronteiras permanecem até hoje e são apenas mais um dos vários motivos das guerras que se espalham pelo continente.
Acerca da fronteira artificial, primeiramente, podemos afirmar que são as tamebém denominadas fronteiras políticas. Estas delimitam as regiões por meio de cercas, muros e dentre outras demarcações criadas pelo homem. Já as fronteira naturais são acidentes geográficos que atuam limitando um determinado território.
(01) A definição de fronteiras artificiais refere-se ao fato de que diversas nações e grupos étnicos, muitos deles rivais, foram colocados dentro de um mesmo território colonial, não respeitando as suas diferenças.
Erro – Dividir a África e o Oriente Médio sem levar em conta as diferenças étnicas, linguísticas e religiosas dos povos locais. Consequências – Conflitos violentos motivados por diferenças étnicas ou religiosas e ascensão de ditadores sanguinários ao poder. ...
A conferência de Berlim estabeleceu as fronteiras artificiais na África. A nova configuração levou em consideração os interesses dos países imperialistas e não dos países africanos.
A Conferência de Berlim, realizada entre 1884 e 1885, reuniu 14 potências do século XIX para debater a ocupação do continente africano. ... Conhecido também como partilha da África, esse evento oficializou o neocolonialismo que resultou na extensa exploração econômica de colônias africanas pelos países europeus.
Foi um evento que ocorreu entre 1884 e 1885 com a participação de Itália, França, Grã-Bretanha, Dinamarca, Espanha, Estados Unidos, Alemanha, Império Otomano (atual Turquia), Portugal, Bélgica, Holanda, Suécia, Rússia e Império Austro- Húngaro (atuais Áustria e Hungria).
Como impacto, tivemos uma partilha territorial desastrosa e arbitrária do continente africano, que culminou na mistura de etnias e culturas distintas, e que inevitavelmente levou a choques culturais que acabariam em guerra e violência, com alguns países sob guerra civil até os dias atuais.
O Imperialismo devastou a África e a Ásia, de diferentes formas. ... Neste Congresso foram divididas as terras do continente Africano entre os países europeus somados do Império Otomano. No caso da Ásia algo semelhante ocorreu, com uma divisão de partes do território da China e da Índia (hegemonicamente britânicas).