Um esferoide achatado, oblato (elipsoide), com achatamento de 0,3%, é uma representação mais aproximada da Terra do que uma esfera. O geoide (vide a definição de geoide em O formato da Terra) representa melhor ainda a Terra.
O geoide é uma representação da superfície da Terra, determinada pelas variações de uma grandeza física: a força da gravidade. ... Num determinado momento, o geoide corresponde à superfície equipotencial da força da gravidade mais próxima da superfície média dos oceanos. Trata-se da forma gravimétrica da Terra.
Define-se a forma da Terra como geoide, que tem uma superfície irregular e, portanto, não corresponde a uma esfera. ... Podemos visualizar, aproximadamente, essa superfície por meio do prolongamento do nível médio dos mares por dentro dos continentes.
A superfície terrestre é totalmente irregular, não existindo, até o momento, definições matemáticas capazes de representá-la sem deformá-la. A forma da Terra se assemelha mais a um elipsóide, o raio equatorial é aproximadamente 23 km maior do que o polar, devido ao movimento de rotação em torno do seu eixo (Figura 1).
Superfície Geoidal O geoide é a superfície que mais se aproxima da forma real da Terra, podendo ser determinado com medidas gravimétricas, ou seja, medidas da força de atração da gravidade. A Figura 1 representa como é a representação do planeta Terra, por meio do Geoide.