O pintor cubista tenta representar os objetos em três dimensões, numa superfície plana, sob formas geométricas, com o predomínio de linhas retas. Não representa, mas sugere a estrutura dos corpos ou objetos.
Essa proposta de arte era irreverente e espontânea, pautada na irracionalidade, na ironia, na liberdade, no absurdo e no pessimismo. O intuito principal era de chocar a burguesia da época e criticar a arte tradicionalista, a guerra e o sistema. Foi assim que aleatoriamente foi escolhido o termo "dadaísmo".
Cubismo: Traços geométricos e imagem em único plano. Expressa sensação de observar as formas por todos os seus lados. Sem compromisso com o real. Futurismo: Obras abstratas e com ideia de movimento.
b O dadaísmo buscava algo semelhante ao movimento político anarquista, quebrando com as rígidas regras de padrões de arte, enquanto o surrealismo buscava retratar através da pintura, escultura e filmes o universo dos sonhos. ...
Resposta: o Expressionismo é movimento artístico que procura retratar, não a realidade objetiva, mas as emoções e respostas subjetivas que objetos e acontecimentos suscitam no artista. O Realismo é um movimento artístico do final do Século XIX que nasceu na Europa, mais precisamente na França.
2) Qual a diferença entre os movimentos Dadaísta e Surrealista? ... O dadaísmo buscava algo semelhante ao movimento político anarquista, quebrando com as rígidas regras de padrões de arte, enquanto o surrealismo buscava retratar através da pintura, escultura e filmes o universo dos sonhos.
Segundo Duchamp, era o olhar do espectador que deveria transformar o objeto em arte. Mas enquanto o dadaísmo propunha uma nova relação do homem com o meio, o surrealismo queria uma nova relação do homem com seu inconsciente, de onde retiraria imagens puras, sem interferências sociais.
O Surrealismo foi a corrente artística moderna que representava o irracional e o subconsciente. Seu artistas queriam libertar a mente da lógica imposta pelos padrões comportamentais e morais estabelecidos pela sociedade e dar valor nos mundo utópico, atribuindo um caráter lúdico à arte.