Quando o processo de queratinização encontra-se completo, as células se juntam com outras células que já passara, pelo processo anteriormente para dar origem à camada córnea, a mais externa da epiderme. Nesta, os filamentos de queratina de cada célula estão rearranjados paralelamente à superfície epitelial.
Estão localizadas acima da camada basal. Os queratinócitos continuam produzindo queratina e apresentam-se ligeiramente achatados e unidos entre si, permanecendo na camada espinhosa por aproximadamente 26 a 42 dias. A camada basal é a camada mais profunda da epiderme que faz contato direto com a derme.
Os melanócitos são células produtoras de melanina responsáveis pela pigmentação da pele. São células derivadas da crista neural , que se localizam não só na camada inferior da epiderme, como também em partes do olho (a úvea ), no ouvido interno , no epitélio vaginal , nas meninges , nos ossos e no coração .
O que é melanócitos? É a célula responsável pela produção de melanina, substância responsável pela pigmentação da pele. A melanina é responsável pela proteção das células da pele dos raios solares.
A melanina é produzida no interior da célula melanócito. Esse tipo de célula dendrítica encontra-se na junção da derme com a epiderme, região dos queratinócitos. Os prolongamentos dos melanócitos entram nas células das regiões basal e espinhosa do tecido epitelial, liberando ali toda a melanina produzida.
Filtro solar “A pele negra tem maior quantidade de melanina o que confere uma fotoproteção natural de 13.
A quantidade de melanina na epiderme é maior nos indivíduos negros,1,8 sem diferenças no número de melanócitos. Aquela se deve a variações no número, tamanho e agregação de melanossomas nos melanócitos e nos queratinócitos.
Quanto mais morena a pele, mais protegida ela é contra esses raios nocivos, que podem causar queimaduras e câncer. E também é por causa da melanina que a gente fica mais bronzeado quando vai à praia: ao sentir o risco do ambiente, os melanócitos aumentam a produção de melanina, deixando a pele mais escura.
A melanina é um pigmento vital produzindo responsável composto para determinar a cor da pele e do cabelo. Uma deficiência na melanina pode conduzir a diversas desordens e doenças. Por exemplo, uma ausência completa de melanina causa uma circunstância chamada albinismo.