São aspectos éticos previstos no Código de Ética dos Profissionais de Enfermagem: ... O profissional de enfermagem deve fundamentar suas relações no direito, na prudência, no respeito, na solidariedade e na diversidade de opinião e posição ideológica.
Descrição detalhada
As alternativas abaixo indicam responsabilidades, direitos, deveres e proibições contidas no Código de Ética dos Profissionais de Enfermagem, exceto: ... Praticar e/ou ser conivente com crime, contravenção penal ou qualquer outro ato, que infrinja postulados éticos e legais.
O segredo profissional tem por finalidade respeitar e proteger o direito das pessoas à reserva da intimidade da vida privada e à confidencialidade das informações e dados pessoais, bem como garantir a confiança dos cidadãos nos profissionais de saúde.
De forma geral, o segredo profissional contribui para a melhor relação entre médico e paciente. ... Sem dúvidas, todos esses conteúdos são delicados para o paciente, e mantê-los em sigilo faz com que a pessoa se sinta mais confortável. Além disso, que tenha mais abertura e confiança no profissional de saúde.
O sigilo profissional trata de uma informação a ser protegida, impõe uma relação entre privacidade e publicidade, cujo dever profissional se estabelece desde a se ater ao estritamente necessário ao cumprimento de seu trabalho, a não informar a matéria sigilosa.
O sigilo pode ser quebrado se o crime é de ação pública que não dependa de representação, ou seja, aquela que não necessita da reclamação da vítima. Todavia, não se pode esquecer que o paciente não deve ser exposto a procedimento criminal. Essas duas condições devem ser respeitadas simultaneamente.
O caso mais simples em que o sigilo médico pode ser quebrado é quando há o consentimento do paciente. Entretanto, isso não permite aos profissionais que publiquem informações ou prontuários a revelia nas redes sociais —, uma vez que isso também é vedado pelo Código de Ética Médica em sua seção sobre esse assunto.
Existem situações onde o segredo profissional pode ser quebrado como o consentimento da pessoa, o dever legal ou a existência de uma justa causa; que é avaliada pela verificação entre os interesses individuais e públicos, entre riscos individuais e benefícios sociais.
A quebra do sigilo profissional está prevista no Código de Ética da (o) Psicóloga (o) para casos em que a (o) paciente / usuária (o) encontra-se em situação de risco ou oferece, no momento atual, risco a terceiros.
O sigilo profissional na advocacia é bastante rigoroso, porém não tem caráter absoluto, podendo ser quebrado quando ocorrer ameaça à vida, à honra, ou quando o advogado se veja afrontado pelo próprio cliente, e tenha de revelar segredos ou exibir documentos que lhe tenham sido confiados, e que sejam indispensáveis para ...
É um crime formal, a consumação ocorre quando há a divulgação do segredo a terceiros, independentemente de se produzir ou não danos a outras pessoas, basta o potencial lesivo. ... É um crime de ação penal pública condicionada à representação do ofendido ou do seu representante legal.
154 - Revelar alguém, sem justa causa, segredo, de que tem ciência em razão de função, ministério, ofício ou profissão, e cuja revelação possa produzir dano a outrem: Pena - detenção, de três meses a um ano, ou multa.
O ato de invadir dispositivo informático alheio, mediante violação indevida de mecanismo de segurança deve ter o fim de obter, adulterar ou destruir dados ou informações sem autorização expressa ou tácita do titular do dispositivo.
Qual é a Diferença entre o Segredo é Sigilo Profissional? ... O dicionário Aurélio registra que “sigilo” é sinônimo de segredo e refere-se ao “sigilo profissional” como sendo o “dever ético que impede a revelação de assuntos confidenciais ligados à profissão”.
Tipos de Segredo: SEGREDO NATURAL: Abrange o que se vem a conhecer sem estar no exercício de uma profissão. SEGREDO PROFISSIONAL: O que se vem a saber exercendo uma atividade profissional.
A ética profissional é um conjunto de valores e normas de comportamento e de relacionamento adotados no ambiente de trabalho, no exercício de qualquer atividade.
adjetivo Secreto; que não pode ser revelado; que deve ser mantido em segredo. Que faz parte ou contém sigilo; desenvolvido em sigilo: contrato sigiloso.
Delicadeza; excesso de apuro ou perfeição na realização de alguma coisa: todo seu trabalho deverá ser realizado com primor. Excelente; resultado do que foi realizado com perfeição: este monumento de Michelangelo é um primor. O que ou aquilo que demonstra, em elevado grau, uma ou muitas características favoráveis.
A quebra de sigilo bancário é um mecanismo que só deve ocorrer com ordem judicial para fins de investigação de crimes como lavagem de dinheiro. Fora dessas condições, instituições financeiras são obrigadas a proteger os dados de seus clientes. Caso contrário, a quebra é considerada crime.
Sigilosa é o feminino de sigiloso. O mesmo que: clandestina, secreta, escondida, privativa.
substantivo feminino Comunicação de um segredo; esse segredo ou algo secreto que é dito a alguém por se confiar nessa pessoa; segredo, confissão: fazer confidências a alguém.