Nesta coleção, Katia Canton apresenta temas que emolduram o mundo contemporâneo e que são refletidos na arte atual: a superação da modernidade; a questão das narrativas; o tempo e suas relações com a memória; o corpo, a identidade e o erotismo; as noções de espaço e lugar; as políticas e micropolíticas.
Prática das artes visuais na sala de aula O trabalho com artes visuais deve ser explorado desde o desenho, passando pelo recorte e colagem, pintura até a escultura, deve-se partir das duas dimensões, para depois fazer com que a criança perceba as três dimensões.
Vida, morte e amor são temas que surgem independente das fronteiras culturais, sociais ou geográficas. Na arte popular, temas como: sacramentos católicos (batizado, crisma e confissão), natalidade, infância, festas locais (forró e a festa junina), além de rituais de casamento são percebidos como eventos populares.
As temáticas mais comuns na arte popular brasileira são o próprio povo em sua realidade cotidiana e a natureza. A arte popular é definida como a arte produzida pelo próprio povo sem necessariamente fazer recurso à uma concepção acadêmica de arte. Barro,palha ,pigmentos natural,renda ,bordados , cerâmica ,argila .
Conceito: Chamamos de “arte popular” pinturas, esculturas e objetos que são a expressão artística autêntica da cultura de um povo. ARTE POPULAR: 1. Conceito: Chamamos de “arte popular” pinturas, esculturas e objetos que são a expressão artística autêntica da cultura de um povo.
A arte erudita é encontrada em grandes museus e galerias e possuem um valor artístico e qualidade estética. A arte popular é aquela feita pelo povo e para o povo.
Sabemos que a arte pode assumir diversas formas, como pintura, escultura, música, dança, teatro, cinema entre outras. ... Ela representa uma emoção do artista. Já o artesanato, normalmente é feito com o intuito de ser vendido, e é acompanhado de algum tipo de técnica ou habilidade adquiridos ao longo de muita prática.
Não existe um modelo único de arte popular, embora ele tenha algumas características comuns. ... Enquanto que, a arte erudita é aquela que obra com valores universais, de artistas com conhecimento técnico, ela pode ser encontrada em grandes museus e galerias e possuem um valor artístico e qualidade estética.
De modo geral, a “Arte Religiosa” objetiva promover na pessoa ou grupo religioso sentimentos de contrição, piedade, fervor, reverência e envolvimento em cerimônias ou práticas religiosas.
A arte já foi muito utilizada para representar crenças – mesmo muito antes do cristianismo surgir. Muitos pesquisadores acreditam que as pinturas rupestres são religiosas. ... Mais que ajudar a representar os atributos de alguma determinada crença, a arte tem particularidades que ajudam a aproximá-la da religião.
Arte religiosa e arte sacra não têm o mesmo significado, pois uma obra pode ser produzida sob a inspiração divina, mas não ser voltada para o culto. ... A arte religiosa é um reflexo da essência humana, um processo interno do artista, sua imagem do amor divino. Ela é, assim, subordinada à religião institucional.
A “arte sacra” é aquela arte feita para a religião, que tem um destino de liturgia, isto é, o culto divino. A “arte sacra” fomenta a vida litúrgica nos fiéis, conduzindo a uma atitude religiosa, ao culto divino. ... A “arte religiosa” é aquela que reflete a vida religiosa do artista.
Arte religiosa: reúne obras artísticas de cunho religioso representada por esculturas de santos, pinturas de passagem bíblica. Essas manifestações geralmente estão fora dos lugares de cultos e rituais religiosos. Arte sacra: obras de teor religioso que, entretanto, estão relacionadas aos rituais.